Barbatanas de tubarão à venda na China - Getty Images
Mundo

Peru apreende 1,3 tonelada de barbatanas de tubarão capturadas ilegalmente

As autoridades peruanas apreenderam cerca de 1,3 tonelada de barbatanas de tubarão, capturadas ilegalmente e destinadas à exportação para a Ásia

Redação Publicado em 17/09/2024, às 10h40

As autoridades peruanas anunciaram nesta segunda-feira, 16, a apreensão de aproximadamente 1,3 tonelada de barbatanas de tubarão, capturadas ilegalmente e destinadas à exportação para a Ásia.

A apreensão ocorreu em um armazém de uma empresa exportadora que não possuía a licença necessária, conforme informou a agência alfandegária Sunat em comunicado no X.

População em risco

Um estudo publicado em janeiro pela revista Science revelou que as populações globais de tubarões continuam em declínio, apesar dos esforços para conter a captura indiscriminada de suas barbatanas, amplamente consumidas em sopas em certas culturas, repercute a AFP.

Em países como China e Japão, atribuem-se a essas barbatanas propriedades que supostamente retardam o envelhecimento, melhoram o apetite, estimulam a memória e aumentam o desejo sexual. A prática comum envolve capturar os tubarões, remover suas barbatanas e devolvê-los ao oceano, onde morrem.

Segundo o Pew Environment Group, entre 63 milhões e 273 milhões de tubarões são mortos anualmente, principalmente pela extração de barbatanas e outras partes do corpo.

China Japão Peru Ásia exportação Tubarão Caça ilegal Barbatanas Sunat

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'