Henry é segurado pelo pai, o médico da Marinha Tiago de Oliveira Costa - Divulgação / Arquivo Pessoal
Brasil

Pela primeira vez, Marinha concede licença paternidade de 180 dias a pai solo

A liminar que concedeu o benefício a Tiago de Oliveira Costa foi publicada na última segunda-feira, 7

Redação Publicado em 08/03/2022, às 07h23

Após ação na Justiça, um tenente médico obteve direito à licença paternidade com a mesma duração que a licença maternidade, isto é, de 180 dias. Nunca antes em toda a história das Forças Armadas o benefício foi concedido a um oficial do sexo masculino.

A luta começou há 10 meses, quando o goiano Tiago de Oliveira Costa, homossexual e pai solo, decidiu estar mais próximo de seu filho, Henry, que nasceu de uma barriga solidária. Ele conta que, enquanto a Marinha havia autorizado apenas 20 dias de licença, seu outro trabalho permitiu os 180 dias, o que levou a entrar na Justiça.

De acordo com informações do site Metrópoles, o urologista conseguiu o direito aos 6 meses depois da nova decisão do juiz Bruno Anderson Santos da Silva, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Na liminar, publicada no último dia 7, o juiz reconsiderou sua própria decisão, já que havia negado o pedido de Tiago em novembro de 2021. Para o médico, a nova liminar superou “entraves administrativos e jurídicos”. 

“A justiça se fez. É histórica, inédita e memorável uma decisão como esta. É o respeito a novos modelos de família e à proteção à criança ou ao adolescente. Ser o pioneiro neste tipo de ação abre caminhos e oportunidades a novos pais solos que formam suas famílias seja por suas escolhas pessoais seja por outros motivos”, ressaltou.

Forças Armadas marinha pai bebê filho paternidade solo licença

Leia também

Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina