A ex-presidente Dilma Rousseff - Getty Images
Brasil

Para Barroso, real motivo para impeachment de Dilma foi falta de apoio

Em artigo, o ministro do STF escreveu que o impeachment da ex-presidente não aconteceu em decorrência de pedaladas fiscais

Redação Publicado em 03/02/2022, às 07h08

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso afirmou, em um artigo publicado na edição de estreia da revista do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), que o impeachment de Dilma Rousseff (PT) não se deu em razão de pedaladas fiscais. Para ele, o verdadeiro motivo foi a falta de apoio político.

“A justificativa formal foram as denominadas ‘pedaladas fiscais’ — violação de normas orçamentárias—, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política”, escreveu o ministro.

De acordo com informações da Folha, Barroso declarou não “haver dúvida razoável de que ela [Dilma] não foi afastada por crimes de responsabilidade ou corrupção, mas, sim, foi afastada por perda de sustentação política. Até porque afastá-la por corrupção depois do que se seguiu seria uma ironia da história”.

Em seguida, o magistrado comparou o quadro político da época do Governo Dilma com o que se deu durante o mandato de Michel Temer (MDB), apontando tratamento desigual, ainda que escândalos de corrupção tenham ocorrido no período em que o vice esteve no poder.

“O vice-presidente Michel Temer assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção. Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente”, disse Barroso.

presidente Impeachment político Dilma Ministro Barroso pedaladas

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone