O papagaio Apollo - Divulgação/Guinness World Records
Papagaio

Papagaio famoso nas redes sociais tem recorde reconhecido pelo Guinness

Apollo, um papagaio-cinzento que conquistou a internet, recebeu recentemente a certificação de habilidade cognitiva do Guinness

Giovanna Gomes Publicado em 08/08/2024, às 08h13

Apollo, um papagaio-cinzento que tem encantado as redes sociais, recebeu oficialmente a certificação de habilidade cognitiva do Guinness World Records. Com quatro anos, a ave demonstrou a capacidade de reconhecer 12 objetos em três minutos.

Dalton e Victoria Mason, os tutores do animal, acreditam que Apollo possua inteligência comparável à de uma criança em nível pré-escolar.

Estamos orgulhosos de fazer a adição do recorde à nossa parede de conquistas, junto com nossa placa de ouro do YouTube [referente à marca de 1 milhão de inscritos na plataforma]", disseram ao site do Guinness.

Adotado em 2020 pelo casal, Apollo vive na Flórida e segue uma rotina diária estruturada, semelhante à de crianças humanas, incluindo horários para brincar, socializar com outros pássaros, comer, descansar e estudar.

Segundo informações do portal Galileu, atualmente, ele pode identificar cores, números e objetos, além de responder e fazer perguntas sobre sua vida.

Treinamento

Para treinar Apollo, Dalton e Victoria utilizam uma técnica criada pela psicóloga animal Irene Pepperberg, que demonstrou que as habilidades de comunicação dos papagaios vão além da imitação de sons.

A técnica envolve dois treinadores que alternam papéis para modelar respostas corretas e incorretas, o que possibilitou a Alex, outro papagaio treinado por Pepperberg, exibir uma inteligência comparável à de golfinhos e grandes primatas, com habilidades de resolução de problemas similares às de uma criança de cinco anos.

Quando Apollo começou a aprender seus primeiros rótulos de objetos, cores e materiais, sabíamos que ele seria capaz de realizar muitas das coisas incríveis que Alex fez. Talvez até mais”, explica o casal.

De acordo com a fonte, Apollo é livre para se concentrar no que chama sua atenção, e seus tutores ensinam-lhe os nomes dos objetos conforme sua curiosidade é despertada.

Apollo Papagaio Guinness reconhecer objetos

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado