Imagem ilustrativa de membros do Exército Israelense - Divulgação
Cisjordânia

Palestino de 15 anos é morto pelo Exército Israelense na Cisjordânia

Zaid Qaysia foi brutalmente baleado após militares entrarem em conflito com civis

Fabio Previdelli Publicado em 13/05/2020, às 12h01

De acordo com o Ministério de Saúde da Palestina, um adolescente palestino foi morto, nesta quarta-feira, 13, a tiros pelas forças de ocupação israelenses durante uma incursão do exército no campo de refugiados de Al-Fawwar, no sul da Cisjordânia, território ocupado por israelenses.

"Zaid Qaysia, de 15 anos, morreu após ser baleado na cabeça por soldados israelenses no campo de Al-Fawar", perto de Hebron, no sul da Cisjordânia, relatou o Ministério. Segundo fontes locais, jovens do campo protestavam quando soldados invadiram o local e abriram fogo contra eles.

Abdelfattah Najjar, morador de Al-Fawwar e vizinho da Qaysia, disse à Al Jazeera que dezenas de soldados israelenses entraram no campo para prender um adolescente. "Alguns soldados se posicionaram nos telhados das casas, e Zaid estava no telhado de sua casa, observando-os quando ele levou um tiro".

Foto de Zaid Qaysia / Crédito: Divulgação

 

Qaysia foi levado às pressas para um hospital local, onde foi declarado morto e, mais tarde, foi enterrado. Seu funeral no campo contou com a participação de milhares de palestinos, que entoaram cantos contra a ocupação israelense.

Além da morte de Zaid, outros quatro jovens ficaram feridos nos confrontos, que coincidem com a chegada de Mike Pompeo — secretário de Estado americano — a Israel.

As forças israelenses disseram estar cientes das "reivindicações de um palestino morto e de vários palestinos feridos", mas se recusaram a comentar mais sobre o assunto, informou o jornal The Times of Israel.

Israel Palestina morte Cisjordânia conflito notícia adolescente campo de refugiados Zaid Qaysia

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha