Foto de Joachim Peipe - Getty Images
Estados Unidos

Páginas das Forças Armadas americanas usam imagem de nazista para comemorar aniversário de batalha

O agente em questão era Joachim Peipe, que liderou uma unidade alemã que matou dezenas de prisioneiros americanos. A postagem gerou inúmeras críticas

Fabio Previdelli Publicado em 17/12/2019, às 13h07

O Departamento de Defesa e outras duas páginas oficiais das forças armadas americanas publicaram a foto de um agente nazista como parte de uma homenagem ao aniversário de 75 anos da Batalha do Bulge — mais conhecida como Batalha das Ardenas — que foi vencida pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

As postagens no Facebook mostravam uma foto colorida de Joachim Peiper, oficial da SS e assistente pessoal de Heinrich Himmler, que chefiou a unidade alemã de combate que matou pelo menos 84 prisioneiros de guerra americanos durante o Massacre de Malmedy.

"Sério? Vocês tiveram que postar uma foto de um oficial da SS nazista para comemorar a Batalha de Bulge? Acho que isso representa bem a visão de nossa administração atual”, escreveu um usuário.

Três soldados de infantaria dos EUA na neve durante a Batalha de Bulge, Ardenas, Bélgica, Segunda Guerra Mundial, em janeiro de 1945 / Crédito: Getty Images

 

“Por favor, tire essa imagem de um criminoso nazista de guerra. Vocês só estão fortalecendo os inimigos — estrangeiros e domésticos — dos EUA ao publicarem isso”, dizia outro comentário.

Segundo o The Independent, o post na página do XVIII Corpo Aéreo fornecia uma narrativa em primeira pessoa que acompanhava a foto de Peiper, descrevendo o papel que ele teve no início da batalha.

No entanto, o público não gostou e os moderadores da página tiveram que justificar a escolha pelos comentários. “Às vezes em um filme, a história cria uma sensação de tensão ao introduzir um vilão. É uma técnica de narrativa eficaz”, eles escreveram, acrescentando que estavam contando a história da batalha de forma cronológica. “A batalha começou com um ataque alemão. Não há como começar a história sem descrever o lado deles”, dizia.

A controversa chegou até o tenente-coronel Brian Fickel, que postou em seu Twitter imagens com as reproduções das postagens das páginas. “Estou impressionado com a decisão de exibir proeminentemente um nazista nas mídias sociais militares no 75º aniversário da Batalha do Bulge”.

Caption

 

Como consequência, o Departamento de Defesa, da 10ª Divisão de Montanha do Exército e do XVIII Corpo Aéreo excluiu as publicações.


+ Saiba mais sobre a sangrenta batalha de Ardenas por meio das obras a seguir:

A batalha de Ardenas: A última cartada de Hitler, Antony Beevor (2018) - https://amzn.to/2KNIcXd

Segunda Guerra Mundial. A Batalha do Bulge, David Jordan (2015) - https://amzn.to/2qyhpr3

Ardennes 1944: The Battle of the Bulge: 0007, Yves Buffetaut (2018) - https://amzn.to/2XMHBdB

The Longest Winter: The Battle of the Bulge and the Epic Story of WWII's Most Decorated Platoon, Alex Kershaw (2005) - https://amzn.to/35BQidA

Ardennes 1944: The Battle of the Bulge, Antony Beevor (2016) - https://amzn.to/2Oj0xgL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Segunda Guerra Mundial Heinrich Himmler Facebook batalha das ardenas Forças Armadas Americanas Brian Fickel Joachim Peiper Batalha do Bulge 75 anos Massacre de Malmedy

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados