Ataque paralisou trens de alta velocidade da França (TGV), nesta sexta, 26 - Getty Images
Olimpíadas de Paris

Olimpíadas: Paris teme ameaças terroristas e reforça segurança

Paris, uma cidade que já foi alvo de ataques mortais de extremistas, espera receber até 15 milhões de visitantes entre 26 de julho e 11 de agosto

Luiza Lopes Publicado em 26/07/2024, às 11h26

Desde o início dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o terrorismo tem sido uma das principais preocupações do governo francês.

A capital francesa, uma cidade que já foi alvo de ataques mortais de extremistas islâmicos, espera receber até 15 milhões de visitantes entre 26 de julho e 11 de agosto.

Durante a manhã desta sexta-feira, 26, faltando poucas horas para a cerimônia de abertura, trens de alta velocidade da França (TGV) sofreram um "ataque massivo para paralisar a rede", segundo autoridades locais.ue

O incidente ocorreu durante a madrugada e envolveu o roubo e incêndio de cabos de fibra óptica, que transmitem informações críticas sobre os trajetos dos trens para garantir a segurança dos condutores, conforme noticiado por veículos internacionais. Estima-se que mais de 800 mil pessoas tenham sido afetadas pelos ataques.

Apesar dos atrasos e cancelamentos na partida dos veículos, a abertura das Olimpíadas não deve ter sua programação alterada, segundo a imprensa internacional.

Atentado

A menos de dez dias da abertura dos Jogos, o Ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, anunciou nas redes sociais a prisão de um suposto neonazista que ameaçava realizar um atentado.

Darmanin mencionou que havia intenção de intervenção durante uma etapa do revezamento da tocha. “Sabemos que ele tinha, a priori, o desejo de atingir alvos políticos ou pessoas com origens imigrantes", escreveu nas redes sociais.

“Continuaremos nossa luta constante pela segurança do povo francês”, reforçou o ministro. Além disso, Darmanin já havia informado que, após cerca de 770 mil investigações administrativas, mais de 3.500 pessoas foram barradas dos Jogos por representarem uma possível ameaça à segurança.

Reforço internacional

Mais de 40 países forneceram reforços à polícia francesa. Esse procedimento é padrão para eventos desse porte.

A Espanha, vizinha da França, enviou cerca de 360 agentes; o Reino Unido, 245; e a Alemanha, aproximadamente 161, conforme informações do Inside the Games. O Brasil contribuiu com 14 policiais federais e outros dois agentes exclusivos para o Time Brasil.

França Paris terrorismo ataques terroristas Jogos Olímpicos extremistas Gerald Darmanin Olimpíadas de Paris

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra