Avaliada em até 32 milhões de reais, 'O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera' remete ao início da carreira do icônico artista
Fabio Previdelli Publicado em 07/02/2024, às 16h22 - Atualizado em 09/02/2024, às 14h10
Uma antiga pintura de Vincent van Gogh foi exibida pela primeira vez após ter sido roubada há alguns anos. O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera (1884), que pode valer até 6 milhões de euros (R$ 32 milhões), foi revelada à mídia pelo museu de Rotterdam.
+ Exposição permite entrar no universo de Michelangelo, Monet e van Gogh
Segundo o The Guardian, a obra ainda apresenta um arranhão branco profundo em sua parte inferior; algo considerado grave pela restauradora Marjan de Visser: "Eu consideraria isso de severo porque passa por todas as camadas, o verniz, as camadas de tinta e depois entra na camada de base, que é branca", explica ao Guardian.
Embaixo está a tela original, que também está um pouco danificada", acrescentou, apontando que o dano foi causado, provavelmente, após a pintura bater em algo duro.
Até o momento, a restauradora já retirou a sujeira da pintura e passou a remover parte do verniz; etapas preparatórias para a restauração. Embora tenha sido apresentada à mídia nesta quarta-feira, 7, a obra só estará em exposição no Groninger Museum em 29 de março.
O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera foi roubado em um assalto à meia-noite em março de 2020, quando estava em exposição no Museu Singer Laren, perto de Amsterdã, após ter sido emprestada pelo Groninger Museum.
À época, imagens divulgadas pela polícia mostravam um homem quebrando uma porta de vidro e, posteriormente, saindo correndo com a obra embaixo do braço. Durante três anos e meio, o paradeiro da pintura era desconhecido.
Entretanto, um detetive de arte conhecido como 'Indiana Jones do mundo da arte' ressurgiu com a pintura. O The Guardian aponta que um sujeito, cuja identidade não foi revelada, entregou o quadro para Arthur Brand em uma bolsa de uma loja de retalho de móveis. A obra estava coberta com plástico bolha e enrolada em uma fronha.
O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera remete ao início da carreira de Van Gogh, antes do holandês iniciar sua fase pós-impressionista de seus reconhecidos girassóis e autorretratos vívidos.
Foi assim que o jovem Van Gogh pintou, antes de ir para a academia de artes em Antuérpia", finalizou a restauradora.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra