'O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera' (1884) - Domínio Público
Van Gogh

Obra de Van Gogh é exibida pela primeira vez anos após ser roubada

Avaliada em até 32 milhões de reais, 'O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera' remete ao início da carreira do icônico artista

Fabio Previdelli Publicado em 07/02/2024, às 16h22 - Atualizado em 09/02/2024, às 14h10

Uma antiga pintura de Vincent van Gogh foi exibida pela primeira vez após ter sido roubada há alguns anos. O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera (1884), que pode valer até 6 milhões de euros (R$ 32 milhões), foi revelada à mídia pelo museu de Rotterdam. 

+ Exposição permite entrar no universo de Michelangelo, Monet e van Gogh

Segundo o The Guardian, a obra ainda apresenta um arranhão branco profundo em sua parte inferior; algo considerado grave pela restauradora Marjan de Visser: "Eu consideraria isso de severo porque passa por todas as camadas, o verniz, as camadas de tinta e depois entra na camada de base, que é branca", explica ao Guardian.

Embaixo está a tela original, que também está um pouco danificada", acrescentou, apontando que o dano foi causado, provavelmente, após a pintura bater em algo duro. 

Até o momento, a restauradora já retirou a sujeira da pintura e passou a remover parte do verniz; etapas preparatórias para a restauração. Embora tenha sido apresentada à mídia nesta quarta-feira, 7, a obra só estará em exposição no Groninger Museum em 29 de março. 

Roubo e recuperação

O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera foi roubado em um assalto à meia-noite em março de 2020, quando estava em exposição no Museu Singer Laren, perto de Amsterdã, após ter sido emprestada pelo Groninger Museum. 

À época, imagens divulgadas pela polícia mostravam um homem quebrando uma porta de vidro e, posteriormente, saindo correndo com a obra embaixo do braço. Durante três anos e meio, o paradeiro da pintura era desconhecido. 

Entretanto, um detetive de arte conhecido como 'Indiana Jones do mundo da arte' ressurgiu com a pintura. O The Guardian aponta que um sujeito, cuja identidade não foi revelada, entregou o quadro para Arthur Brand em uma bolsa de uma loja de retalho de móveis. A obra estava coberta com plástico bolha e enrolada em uma fronha. 

O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera remete ao início da carreira de Van Gogh, antes do holandês iniciar sua fase pós-impressionista de seus reconhecidos girassóis e autorretratos vívidos.

Foi assim que o jovem Van Gogh pintou, antes de ir para a academia de artes em Antuérpia", finalizou a restauradora. 
pintura notícias Vincent Van Gogh roubo restauração exibição Groninger Museum O Jardim Paroquial de Nuenen na primavera

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra