Fotografia do selo - Divulgação/ Domínio Público
Leilão

O selo mais raro dos Estados Unidos será colocado à venda em leilão

Casa de leilões irá vender um raríssimo selo norte-americano; especialistas estimam que o artefato será arrematado por milhões de dólares

Redação Publicado em 15/03/2024, às 10h32

No próximo mês de junho, a Galerias de Leilões Robert A. Siegel irá realizar uma venda que deve chamar a atenção de muitos colecionadores: o estabelecimento irá leiloar o mais raro selo da história dos Estados Unidos. 

O artefato é chamado de Franklin Z-Grill e tem o formato de uma moeda de um centavo. Ele é datado de 1868, e chama a atenção pelo fato de existirem apenas duas cópias dele no país, conforme repercutido pela CNN. 

O outro selo deste modelo, por sua vez, já pertence à Biblioteca Pública de Nova York. Por esse motivo, os especialistas da casa de leilões acreditam que o selo apenas será vendido para um comprador que desembolse entre 4 e 5 milhões de dólares (ou entre 20 e 25 milhões de reais, na cotação atual). 

É considerado o troféu de colecionar selos dos Estados Unidos (...) Há apenas um. Se você quiser se gabar, esse é o selo", afirmou Charles Shreve, o diretor da Galerias de Leilões Robert A. Siegel, ainda de acordo com a CNN. 

Mais detalhes 

O valor do artefato é explicado devido ao padrão único gravado em seu papel. Ele remonta a um período em que os Correios dos EUA tinham medo de que as pessoas reutilizassem selos, o que poderia diminuir seus lucros, de forma que tomou medidas para impedir a prática.

Sua estratégia consistia no corte de pequenas reentrâncias no papel do selo. Quando ele era utilizado, a tinta preenchia essas fissuras, fazendo com que sua limpeza para reutilização fosse muito difícil. 

Estados Unidos Leilão notícias selo

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'