O alpinista William Stampfl - Divulgação/Facebook
Alpinista mumificado

O que se sabe sobre o alpinista encontrado mumificado em montanha após 22 anos

Alpinista estava desaparecido desde junho de 2002, quando decidiu escalar a montanha Huascarán, na região peruana de Áncash

Giovanna Gomes Publicado em 10/07/2024, às 09h16

Desaparecido há 22 anos, o corpo do alpinista americano William Stampfl foi encontrado mumificado e com suas vestimentas em bom estado, conforme informado pela polícia local na última segunda-feira, 8. Stampfl havia desaparecido em junho de 2002, quando uma avalanche o sepultou no Huascarán, montanha de 6.757 metros na região de Áncash, cerca de 400 km ao norte de Lima, Peru.

Após uma intensa busca, localizaram o corpo mumificado e desidratado no Huascarán", a montanha mais alta do Peru, relatou a polícia em suas redes sociais, de acordo com o portal O Globo.

Stampfl, então com 58 anos, escalava ao lado de outros dois alpinistas, Steve Erskine e Matthew Richardson. Em 2002, o Los Angeles Times mencionou que Stampfl fez uma de suas primeiras escaladas no Monte Baldy, com pouco mais de 1.200 metros. Na época, Janet, sua esposa, lembrou que após a primeira subida ao Baldy, Stampfl sentiu muita dor, mas, apesar disso, ele e Erskine começaram a falar em escalar o Everest, mesmo que em tom de brincadeira.

Junto aos amigos, o alpinista encarou vários grandes cumes pelo mundo, como o Denali (Alasca) e o Kilimanjaro. Nascido na Áustria e engenheiro civil, ele dividia seu tempo entre o trabalho autônomo e as escaladas.

Durante a escalada fatal, Stampfl carregava 27kg, levando também uma pequena bolsa com tartarugas de origami, presente de sua esposa Janet. “Como eu não podia ir, as tartarugas foram no lugar”, disse a mulher.

Descoberta do corpo

Segundo o portal de notícias O Globo, a descoberta do corpo foi possível devido ao derretimento das geleiras na região, consequência das mudanças climáticas. O americano estava vestido com suas roupas de escalada, arnês e botas, todos bem conservados. Socorristas o identificaram pelo passaporte encontrado entre suas roupas.

desaparecido Alpinista avalanche mumificado William Stampfl

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado