Fotografia de Abdullah Ahmed Abdullah - Divulgação/FBI
Irã

Número 2 da Al Qaeda foi morto em agosto, diz jornal

De acordo com o The New York Times, Abdullah Ahmed Abdullah, foi baleado em segredo no Irã

Redação Publicado em 14/11/2020, às 08h06

Na última sexta-feira, 13, o prestigiado jornal norte-americano The New York Times revelou que o terrorista Abdullah Ahmed Abdullah, conhecido como Abu Muhammad al-Masri, foi morto secretamente no mês de agosto no Irã. As informações são do portal de notícias UOL.

O homem em questão era considerado o número 2 da facção criminosa Al-Qaeda. Abdullah era acusado de ter sido um dos líderes dos ataques terroristas às embaixadas norte-americanas em Dar es Salaam, Tanzânia,  Nairóbi e no Quênia, em 7 de agosto de 1998. Na ocasião, 224 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas. Desde então, o homem consta na lista de procurados do FBI.

Segundo revelado na reportagem do NYT, Abu foi baleado nas ruas de Teerã, por homens ligados a Israel com o apoio dos Estados Unidos, que estavam infiltrados no país. Além de al-Masri, sua filha Miriam — conhecida por ser viúva de um dos filhos de Osama bin Laden — também foi morta.

Neste sábado, 14, através de comunicado oficial, o Irã negou o ocorrido, "De vez em quando, Washington e Tel Aviv tentam amarrar o Irã a tais grupos mentindo e vazando informações falsas para a mídia a fim de evitar a responsabilidade pelas atividades criminosas desse grupo e de outros grupos terroristas na região", escreveu o Ministério das Relações Exteriores. Até o momento, a Al-Qaeda, os EUA e Israel também não se posicionaram sobre as revelações da reportagem.

Irã morte notícias FBI jornal Al Qaeda ataques terroristas

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone