Imagem ilustrativa de lâmpada - Getty Images
Luz

No centro de São Paulo, moradores exigem luz de volta

Moradores da rua dos Gusmões impediram funcionários da ENEL deixar o local sem restabelecer a luz

Redação Publicado em 07/12/2022, às 16h10 - Atualizado em 09/12/2022, às 15h48

No centro de São Paulo, moradores da da rua dos Gusmões, na região da Santa Ifigênia, não deixaram funcionários da Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL) deixarem o local no último domingo, 4,  antes de restabelecer a energia da rua. Os moradores do local já estavam sem luz desde a tarde de quinta-feira, 1, quando iniciou uma falha na transmissão local, por volta das 14h. 

Segundo habitantes da região, para solucionar o caso que teve furto de cabos, os empregados da ENEL comentavam sobre a falta de segurança da rua, que abriga alguns dependentes químicos da Cracolândia

A ENEL disse em uma nota que o reparo demorou devido à falta de segurança da região. A Entidade ainda disse que só na região da Cracolândia há um concentrado de 42% dos 219 relatos referentes a furtos de cabos subterrâneos na capital paulista

A falta de energia na região ainda prejudicou o fornecimento de água para o prédio da região, pois fez parar o funcionamento de uma das bombas da construção. 

Os relatos dos moradores

Dentre os moradores da rua, a pedagoga Paula Oliveira, 48, disse à Folha de São Paulo como conseguiram mobilizar os funcionários a serviço da ENEL para que eles não saíssem do bairro antes da manutenção: "Eles estavam em uma rua, quando uma vizinha os viu e nos avisou. Falaram que estavam com o nosso protocolo, mas que não iriam à nossa rua, porque estava cheia de usuários. Daí nós falamos que não iriam sair de lá enquanto não resolvessem o nosso problema".  

Ainda, uma a dona de casa e gestante Stefani Magalhães, 28, comentou sobre o perrengue que foi subir as escadas do prédio  enquanto estava sem energia a rua: "Muitos não podem entender, mas subir sete lances de escada, grávida de oito meses e acompanhada de uma criança de três anos, no escuro, não é fácil". 

ATUALIZAÇÃO!

Ao site Aventuras na História, a ENEL enviou um comunicado a respeito do episódio. Confira abaixo!

"A empresa esclarece que seus técnicos em momento algum foram forçados por moradores a permanecer no endereço mencionado e afirma que o atraso no serviço ocorreu porque a região é considerada de risco por conta do consumo ilegal de entorpecentes durante o dia e a noite.

A concessionária esclarece que no dia 1º de dezembro de 2022 foi aberta uma ocorrência de falta de energia na região. Entre os dias 02 e 03 de dezembro, foram feitas quatro tentativas de atendimento no local sem sucesso. Em todas as vezes, os técnicos da Enel foram hostilizados por usuários de drogas e/ou traficantes que não permitiram o trabalho.

Para garantir a integridade física de seus colaboradores foi necessário que a equipe recuasse em todas as tentativas de atendimento, que saiu do local sem qualquer resistência. Após o ocorrido, a área de operações da Enel solicitou o apoio aos órgãos de segurança pública.

No dia 04/12, com o apoio de cinco viaturas da polícia, os técnicos da Enel puderam concluir o serviço e reestabelecer a energia". 

energia moradores Luz falta

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados