Imagem ilustrativa - Imagem de NoName 13 por Pixabay
Canadá

No Canadá, juiz decide que mostrar o dedo do meio é ato legal

Juiz considerou que o ato é direito concedido por Deus a todos os canadenses

Giovanna Gomes Publicado em 10/03/2023, às 15h01

Um juiz da província canadense de Quebec, decidiu que o ato de mostrar o dedo do meio para alguém é um direto concedido por Deus, não podendo, portanto, ser considerado crime. A decisão, ocorreu durante julgamento de um homem de Montreal que fez o gesto ofensivo para um outro cidadão e acabou sendo processado.

O caso ocorreu em 8 de maio de 2021. Naquele dia, o professor Neall Epstein, de 45 anos, foi preso pela polícia após encontrar um vizinho, Michael Naccache, com quem havia tido conflitos anteriormente.

Segundo informações do portal de notícias G1, o juiz considerou que Naccache, de 34 anos, teria xingado e ameaçado Epstein enquanto segurava uma ferramenta elétrica. Em resposta à atitude de seu vizinho, o homem então mostrou seus dois dedos do meio e continuou a caminhar.

Ainda de acordo com a fonte, embora Naccache tenha alegado que Epstein fez um gesto de cortar a garganta e temesse que Epstein voltasse para tentar matá-lo, o juiz não aceitou a versão. Assim, Epstein foi absolvido das acusações de assédio criminal e ameaça.

Não é crime

"Para ser bem claro, não é crime mostrar o dedo a alguém", escreveu o juiz Dennis Galiatsatos em sua decisão de 24 de fevereiro.

É um direito dado por Deus e consagrado na Constituição que pertence a todo canadense de sangue quente. Pode não ser civil, pode não ser educado, pode não ser cavalheiresco. No entanto, não gera responsabilidade criminal", apontou.
Canadá Deus direito dedo do meio juiz Vizinho Quebec dedo médio Montreal

Leia também

Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público