O camisa 10 da seleção brasileira Neymar - Getty Images
Neymar

Neymar iguala Pelé como maior artilheiro da seleção brasileira

Com gol na Croácia, o camisa 10 chega a 77 gols em jogos oficiais

Redação Publicado em 09/12/2022, às 18h55

Nesta sexta-feira, 9, o atacante Neymar, 30, igualou Pelé, 82, como maior artilheiro da história da seleção brasileira, após o gol marcado contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. 

O atual camisa 10 do Brasil atingiu a marca em 124 partidas pela equipe principal, com uma média de 0,62 gols por jogos, marca bastante inferior à de Pelé, o mais famoso camisa 10 da história, segundo informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo

O Rei do Futebol, campeão nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, encerrou a carreira dos gramados com 77 gols, mesmo número de Neymar atualmente, em 92 partidas. A média do ex-jogador era de 0,84 gols por jogo. 

Os números citados não incluem partidas que não sejam oficiais e que tenham sido jogadas pelas categorias de base ou em Jogos Olímpicos. Já nos critérios da CBF, que engloba todos os jogos, Neymar ainda está 18 gols atrás do Pelé.

FIFA

Apesar da marca alcançada pelo camisa 10 da “Amarelinha”, a FIFA declarou, em nota divulgada pela assessoria de comunicação, que existem dúvidas em relação aos dados de Pelé, que está hospitalizado desde o dia 29 de novembro em São Paulo:

Não temos todos [os gols e jogos de atletas da seleção brasileira] no banco de dados porque estamos registrando as estatísticas de nossas competições. Portanto, não é possível fornecer uma lista completa".
Brasil Copa do Mundo Futebol Pelé neymar FIFA

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola