Soldados do Exército Popular de Libertação da China (PLA) marcham em 2013, em Hong Kong - Getty Images
China

Na China, comediantes comparam exército a cães de rua e recebem multa

Famoso grupo de comediantes recebeu multa milionária na China

Redação Publicado em 17/05/2023, às 10h13

Na China, um famoso grupo de comediantes encara uma multa de 14,7 milhões de yuans (aproximadamente R$ 10,5 milhões) após comparar o exército do país aos cães que vivem na rua. Para o governo, o grupo prejudica 'a sociedade', como repercutido pelo portal de notícias G1.

Com isso, o Shaghai Xiaoguo Cultura Media Co. receberá multa avaliada em 13,35 milhões de yuans pelo Departamento de Cultura da China e Li Haoshi, responsável pela piada, perderá 1,35 milhão.

O comentário

O comentário sobre o exército nacional repercutiu na China no começo da semana, quando uma pessoa que assistia o stand-up em Pequim, no dia 13 de maio, postou o que foi dito na piada.

Li Haoshi disse que se deparou com dois cães, adotados por ele, perseguindo um esquilo. Com o episódio, disse ter lembrado da frase 'ter um bom estilo de trabalho, ser capaz de lutar e vencer batalhas'. No entanto, a frase foi dita por Xi Jinping, presidente da China, no ano de 2013 ao elogiar a ética dos membros do exército.

"Nunca permitiremos que nenhuma empresa ou indivíduo use a capital chinesa como palco para difamar intencionalmente a imagem gloriosa do exército", alegou o Departamento de Cultura da China. Ao mesmo tempo, foi revelado que o grupo não terá mais permissões para realizar apresentações em Pequim. 

Ao mesmo tempo, o Shaghai Xiaoguo Cultura Media Co. disse que o episódio se deu por 'grandes brechas na administração' e que não tem mais contrato com o comediante que fez a piada.

exército China Piada multa comparação comentário comediantes

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'