- Reprodução
Pré-História

Mergulhadores encontram a estrutura de madeira mais bem preservada da pré-história

A descoberta realizada na Inglaterra demonstra a grande capacidade tecnológica dos homens da Idade da Pedra

André Nogueira Publicado em 21/08/2019, às 11h00

O Fundo Arqueológico Marítimo do Reino Unido descobriu uma estrutura submarina de 8.000 anos feita em madeira. O achado foi realizado próximo ao local em que se acredita estar a construtora de barcos mais antiga do mundo, na Ilha de Wight.

O diretor da instituição, Garry Momber, explica que a descoberta é “particularmente importante, pois a plataforma de madeira faz parte de um sítio que dobra a quantidade de madeira trabalhada encontrada no Reino Unido de um período que durou 5.500 anos”.

A estrutura foi considerada a plataforma de madeira mais bem preservada da Idade da Pedra conhecida na Inglaterra. 11 metros abaixo do nível do mar, ela está instalada onde, na época, era terra firme e vasta. O local era conhecido desde 2005, mas a descoberta só foi possível com o investimento em fotogrametria que registrou a matéria orgânica morta. Em seguida, uma reconstituição em 3D foi realizada para que se possa compreender a posição da plataforma fora d’água.

Pedaços de madeira encontrados / Crédito: Reprodução

 

Outro ponto relevante com o achado é o fato de que ele demonstra a existência de técnicas sofisticadas de tratamento em madeira e tecnologias de construção que não se pensava serem antigos. O FAM está trabalhando com o Centro Nacional de Oceanografia (NOC) para registrar e estudar, reconstruir e exibir a coleção de madeiras. 

Entretanto, como o patrimônio está debaixo d’água, não há regulamentos oficiais que focam na sua preservação, o que reduz o poder dos cientistas. Como consequência, a conservação e a pesquisa em relação à madeira encontrada estão dependendo de caridades e doações. Enquanto isso, o material passa por um processo de degradação cada vez mais rápido. 

Reino Unido descoberta madeira Idade da Pedra mar plataforma Construção de barcos Mergulhadores

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha