Imagem de satélite do iceberg A23a - Domínio Público via Wikimedia Commons
Mundo

Maior iceberg do mundo está preso em 'armadilha marítima'

O maior iceberg do mundo, conhecido como A23a, vaga pelo oceano desde a década de 1980, mas está preso em 'armadilha marítima' há meses; entenda!

Éric Moreira Publicado em 06/08/2024, às 09h24

Quando um pedaço de uma grande geleira, um glaciar ou uma plataforma de gelo continental se desprende e cai no oceano, começando a vagar pelas águas como um "grande bloco de gelo", este pedaço ambulante é chamado de iceberg. E, agora, o maior iceberg do mundo está preso em uma espécie de 'armadilha marítima'.

Com cerca de 4 mil quilômetros quadrados — ou seja, possuindo quase duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo —, o iceberg A23a, considerado o maior do mundo, está girando em círculos no oceano desde abril. Ele se desprendeu na costa da Antártida em 1986 e, desde então, realizou o impressionante feito de não derreter completamente; e agora está preso na chamada Coluna de Taylor.

Segundo o g1, o A23a passou, após seu desprendimento, cerca de três décadas praticamente parado. Porém, em 2020 ele começou a se movimentar, seguindo à deriva ao norte do oceano, rumo a águas mais quentes.

Logo, pesquisadores pensaram que o grande iceberg estava com seus dias contados, e em breve derreteria, uma vez que chegasse a uma região mais quente do que ele suportaria. Porém, a Coluna de Taylor pode aumentar ainda mais sua expectativa de vida.

+ A morsa que teria adormecido em um iceberg, hoje está a mais de 4 mil quilômetros de casa

A Coluna de Taylor, vale mencionar, é um fenômeno que recebeu esse nome em homenagem ao físico que a identificou, o britânico Sir Geoffrey Ingram Taylor. Basicamente, o fenômeno consiste no fato de que, quando uma corrente de água encontra uma obstrução, ela se separa em dois fluxos, o que gera um cilindro giratório que funciona, na água, como uma coluna subterrânea.

Neste caso, a água começou a se mover em torno do A23a, e agora, em vez de seguir avançando pelo oceano, o iceberg está apenas girando. Desde abril, ele se encontra fixo ao norte das Ilhas Órcades do Sul — a nordeste da Península Antártica —, e girando em sentido anti-horário.

Destino do iceberg

Agora, de acordo com especialistas, o iceberg deve permanecer preso na armadilha por mais alguns anos. Dessa forma, ele deve ficar impedido de seguir em direção a águas mais quentes e, com isso, deve permanecer sustentando o título de "maior iceberg do mundo" por mais alguns anos.

Mundo curiosidades notícias iceberg Coluna de Taylor A23a maior iceberg do mundo

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone