Fotografia da fazenda onde ocorreu o achado, com o micvê visível no canto inferior direito. - Divulgação/ Abd Ibrahim/ Autoridade de Antiguidades de Israel
Arqueologia

Local de purificação de 2.000 anos é descoberto em Israel

Estrutura usada no micvê, ritual de banhos de purificação, revela mais sobre o estilo de vida dos judeus do período

Ingredi Brunato Publicado em 30/09/2020, às 16h35

Uma escavação na vila de Kfar Manda, em Israel, que contou com estudantes do exército e voluntários locais, revelou uma estrutura usada de pelos judeus no micvê, ritual de banhos de purificação, da época em que a Palestina estava sob domínio do Império Romano, cerca de 2000 anos atrás. 

Os arqueólogos ainda explicaram que o achado foi valioso por ser o primeiro indício da existência de fazendas judias na Galileia, contrariando o consenso anterior de que os judeus do período do Segundo Templo viviam apenas dentro de aldeias e cidades. 

“A existência de uma micvê, uma instalação de purificação, indica inequivocamente que os residentes da antiga fazenda eram judeus, que lideravam um religioso e tradicional modo de vida, e manteve a pureza como um mandamento da Torá. Os banhos têm sido usados ​​na vida diária pelos judeus desde o período do Segundo Templo e até hoje”, escreveram os líderes da escavação, Abd Elghani Ibrahim e o Dr. Walid Atrash, segundo apurado pelo The Jerusalem Post.  

De 57 toneladas, a banheira judaica de função ritualística precisava também ser removida do local onde foi revelada, por conta da construção de uma rodovia que passaria pelo local.

A remoção foi feita com sucesso através de uma campanha de financiamento coletivo organizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

Israel Palestina Império Romano Galileia Segundo Templo banhos rituais Micvê banheira de batismo

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola