Tábua cuneiforme com lista de compras encontrada na Turquia - Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia
Arqueologia

Lista de compras de 3,5 mil anos é descoberta em tábua cuneiforme na Turquia

Durante escavações em uma antiga cidade no sul da Turquia, arqueólogos encontraram tábua cuneiforme de 3,5 mil anos detalhando lista de compras; confira!

Éric Moreira Publicado em 23/07/2024, às 10h17

Recentemente, arqueólogos do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia descobriram, durante escavação no Monte Aççana — também conhecido como Eski Alalah (ou Antigo Alalah) — uma antiga tábua cuneiforme de 3,5 mil anos. O que é mais curioso do achado, porém, é o conteúdo anotado na tabuinha: uma antiga lista de compras.

Conforme informado pelo Heritage Daily, o Monte Aççana é um antigo Tel localizado na antiga cidade de Alalah, atualmente na província de Hatay, ao sul da Turquia. Um Tel, vale mencionar, é um tipo de monte construído ao longo de séculos de ocupação.

Em comunicado recente, o atual Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Ersoy, anunciou que uma equipe de arqueólogos encontrou, durante obras de restauração na antiga cidade de Alalah — posteriores a um terremoto —, a curiosa tábua cuneiforme. Datada do século 15 a.C., ela é escrita em texto cuneiforme acadiano, uma língua extinta falada na antiga Mesopotâmia.

O sistema de escrita cuneiforme, por sua vez, é um sistema de escrita logo-silábico, caracterizado principalmente por impressões em forma de cunha que representam os sinais. Os acádios, no caso, adotaram uma abordagem prática para a língua, escrevendo-a foneticamente, com sinais fonéticos sumérios correspondentes.

Lista de compras cuneiforme descoberta na Turquia / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia

 

Lista de compras antiga

Conforme descrito no comunicado, a tábua cuneiforme nada mais é que um registro de uma grande quantidade de compra de móveis, como mesas, cadeiras e bancos de madeira, além de detalhes sobre os compradores e vendedores. Isso foi descoberto a partir de um estudo desenvolvido por linguistas, que conseguiu decifrar o que havia ali escrito.

Medindo 4,2 cm por 3,5 cm, e com uma espessura de 1,6 cm, a tábua pesa apenas 28 gramas. Porém, mesmo sendo pequena, pode ser uma grande descoberta para auxiliar na compreensão da estrutura econômica e social, e do sistema estatal da Idade do Bronze Tardio.

Acreditamos que esta tábua, pesando 28 gramas, fornecerá uma nova perspectiva em nossa compreensão da rica herança da Anatólia para as gerações futuras", conclui o ministro Mehmet Ersoy.
Mundo História curiosidades Turquia arqueologia Idade do Bronze lista de compras tábua cuneiforme

Leia também

Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China


Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua