Imagem ilustrativa - Imagem de Nile por Pixabay
Letônia

Letônia envia à Ucrânia veículos apreendidos de motoristas bêbados

Veículos apreendidos estão sendo entregues aos militares ucranianos e transformados para funções médicas

Giovanna Gomes Publicado em 05/06/2024, às 16h21

As autoridades da Letônia estão transformando veículos apreendidos em recursos valiosos para ajudar a Ucrânia a resistir à invasão russa. A medida visa enfrentar o problema da condução sob influência de álcool, que é endêmico no país e, ao mesmo tempo, apoiar Kiev.

Segundo informações do portal O Globo, os veículos apreendidos estão sendo adaptados e entregues aos militares ucranianos para possibilitar a evacuação de soldados feridos.

A Letônia, antiga república soviética e agora membro da OTAN e da União Europeia, é um dos principais apoiadores da Ucrânia e uma crítica fervorosa da vizinha Rússia. A nação báltica, vale dizer, assinou um acordo de segurança de 10 anos com Kiev e liderou iniciativas para fornecer milhares de drones ao exército ucraniano.

Acúmulo de veículos

Com os carros confiscados de motoristas bêbados se acumulando nos estacionamentos da polícia, o governo letão autorizou sua doação ao exército ucraniano, transformando um problema doméstico em um recurso estratégico para a defesa de um país aliado.

Cada fim de semana entregamos cerca de 30 a 40 carros da Letônia para a Ucrânia”, declarou Reinis Poznaks, fundador da organização sem fins lucrativos Agendum, que conduz os veículos até 2 mil km até seu destino.

No momento cerca de 100 carros confiscados de motoristas alcoolizados estão sendo reparados e adaptados em um estacionamento nos arredores da capital Riga antes de serem enviados para a linha de frente na Ucrânia. Até o momento, 1.500 veículos apreendidos foram enviados aos militares ucranianos.

Ucrânia veículos carros Letônia bêbados alcoolizados

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados