Primeiro-ministro, Thomas Thabane e atual mulher, Maesaiah - Divulgação
Mundo

Lesoto, no sul da África, encara escândalo entre premiê e atual mulher

Uma enorme crise política se instaurou na nação, resultando na antecipação do fim do mandato do primeiro-ministro

Vanessa Centamori Publicado em 12/05/2020, às 10h37

Lesoto, um reino que fica no sul da África, é um dos únicos países do mundo que não registra casos de Covid-19. Porém, mesmo assim, a nação vive uma crise que envolve o primeiro-ministro, Thomas Thabane, 80; sua atual mulher, Maesaiah, 43, e sua ex-esposa, Lipolelo, assassinada em junho de 2017, aos 58 anos.

Enquanto estava ainda se divorciando do premiê e tentando ainda ser reconhecida legalmente como primeira-dama, Lipolelo morreu em um tiroteio na área rural de Maseru, capital de Lesoto. Três meses depois, o primeiro-ministro se casou com Maesaiah.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, autoridades locais apontaram como mandante do assassinato a atual mulher do primeiro-ministro. O crime teria ocorrido com conhecimento de Thomas Thabane, que não respondeu por ter imunidade.

Primeiro-ministro de Lesoto / Crédito: Wikimedia Commons 

 

De acordo com a polícia local, o premiê teria ligado com seu celular até o local do crime. Porém, tanto ele como Maesaiah negam envolvimento no homicídio. A mulher permaneceu semanas foragida e só falou com a polícia em fevereiro. Agora, ela responde em liberdade. 

Diante dessa crise, o primeiro-ministro acabou realizando uma tentativa fracassada de dar um golpe de Estado. O pretexto utilizado para a ação inconstitucional foi o coronavírus. Thomas Thabane fechou o parlamento e mandou militares às ruas no dia 18 do mês passado. 

O primeiro-ministro voltou atrás no golpe após pressão internacional, principalmente da África do Sul. Ontem, 12, o fim do mandato do chefe de estado foi antecipado após votação no Parlamento. Thabane só ficará governando interinamente até um novo líder ser escolhido em até dez dias. 

Crime África pandemia Lesoto crise covid-19 Maesaiah premiê Thomas Thabane

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado