Imagem de jornalista protestando com cartaz à esquerda e Imagem de Dmitri Zakhvatov - Reprodução/Vídeo/UOL e Reprodução/Vídeo/euronews
Cartaz

Jornalista russa que protestou com cartaz contra a guerra é presa

Em março, jornalista russa interrompeu telejornal de canal estatal com cartaz contra a guerra

Redação Publicado em 10/08/2022, às 15h25

Jornalista que interrompeu a transmissão de um telejornal em seu país com um cartaz contra ofensiva russa na Ucrânia, foi presa nesta quarta-feira, 10. De acordo com seu advogado, ela teria "desacreditado" o exército.

Desde o início dos conflitos em fevereiro deste ano, a Rússia intensificou suas leis àqueles que criticam o governo. A jornalista Marina Ovsyannikova foi condenada a pagar duas multas especialmente por mensagens publicadas nas redes sociais, em que ciriticava a ofensiva na Rússia, sendo acusada de ter "desacreditado" o exército, como repercutido pelo UOL.

"Estamos neste momento com os investigadores. Um inquérito foi aberto contra Ovsiannikova por divulgação de informações falsas sobre o exército russo", declarou o advogado Dmitri Zakhvatov à AFP.

Ainda será decidido se a mulher deverá ser colocada em prisão provisória ou em liberdade à espera de julgamento. Zakhvatov tem dois filhos.

Aparição em telejornal

Em março deste ano, Dmitri Zakhvatov, ficou popular por ter interrompido a transmissão de um telejornal em um canal estatal com um cartaz, no qual, criticava o controle da imprensa por parte do governo e sua "propaganda" e a ofensiva na Ucrânia.

Após seu protesto, a jornalista também foi criticada por algumas pessoas da oposição russa por ter trabalhado em uma emissora pró-governo Pervy Kanal. 

exército guerra Rússia Ucrânia prisão jornalista cartaz telejornal multas

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo