Imagem ilustrativa de javali - Imagem de Andreas Lischka por Pixabay
Javalis

Javalis radioativos chamam atenção na Alemanha

A material radioativo de Chernobyl entrou em cadeias alimentares e ecossistemas

Redação Publicado em 31/08/2023, às 17h59

Em 1986, o acidente na central nuclear de Chernobyl, que expeliu material radioativo pelo ar durante 10 dias, fez com que tais contaminantes, entre eles os radionuclídeos césio-135 e césio-137, entrassem nos ecossistemas e cadeias alimentares, espalhando seus resquícios por meio de outras fontes de contaminação até os dias atuais.

Por conta de tal fator, javalis que vivem em regiões da Áustria e da Alemanha se tornaram impróprios para o consumo humano após deterem parte da radiação em seus corpos. 

A presença de radioatividade não aconteceu em todas as espécies, e os porcos selvagens tiveram os níveis de radioatividade sustentados em quantidades suficientes para ultrapassar os limites regulamentares para consumo humano. 

Outros detalhes

Assim, segundo o site Olhar Digital, para solucionarem esse fenômeno, os pesquisadores da Universidade Leibniz e da Universidade de Tecnologia de Viena, localizadas na Alemanha e Áustria, respectivamente, coletaram carne de javali em parceria com caçadores. 

Nos testes, conforme o New Atlas, a equipe de pesquisadores usaram espectrometria de massa e um detector de raios gama, e na ocasião foi notado com especificidade proporções das duas formas de césio expelidas no desastre. Além disso, as substâncias revelaram que a radiação vinha também de outra fonte, e não só de Chernobyl. 

A outra fonte contaminada pode ter sido a área em que ocorreu testes globais de armas nucleares na década de 1960, fazendo com que os javalis se alimentassem de fonte afetadas pelo césio liberado nos testes citados.  

radioatividade chernobyl javalis cadeias alimentares ecossistemas

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone