Yoshiharu Watanabe cultivou trevo de 63 folhas - Divulgação/Guinness World Records
Guinness

Japonês cultiva trevo de 63 folhas e entra para o Guinness

Desde 2012, Yoshiharu Watanabe vinha se dedicando ao cultivo de trevos com o objetivo de bater recorde mundial — o que conquistou no último mês

Giovanna Gomes Publicado em 01/07/2024, às 07h30

Yoshiharu Watanabe, um japonês de 45 anos de idade que, desde  2012, realiza polinização cruzada de trevos da espécie Trifolium repens L., cultivou um impressionante trevo de 63 folhas que recentemente entrou para o Guinness.

Ele, que vinha se dedicando ano após ano, conseguiu superar o recorde mundial anterior, estabelecido em 2009 por Shigeo Obara, da cidade japonesa de Hanamaki, que cultivou um trevo de 56 folhas.

A ideia de atingir o recorde, como destacou o portal Galileu, surgiu depois que Watanabe encontrou um trevo de 20 folhas no jardim de sua residência em Nasushiobara. Assim, o homem começou a polinizar manualmente os trevos com mais folhas. Em 2020, ele cultivou uma planta com 49 folhas e, em 2021, chegou perto de igualar o recorde mundial, com 55 folhas.

Trevo recordista

Ao notar pela primeira vez o trevo recordista, o japonês estimou que ele tivesse 56 folhas e ficou surpreso quando descobriu que se tratavam, na verdade, de 60 folhas.

Como as folhas são menores do que o trevo padrão que você conhece e adora, é difícil contar o número de folhas. Quando contei esse trevo recorde, demorei mais de uma hora", afirmou o japonês, que disse estar “muito feliz” por finalmente ter conquistado este recorde mundial, ao Guinness.
japonês recorde Guinness trevo 63 folhas

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix