Imagem ilustrativa - Imagem de Werner Moser por Pixabay
Ataque hacker

Itália é alvo de grande ataque hacker russo, afirmam autoridades

De acordo com a polícia italiana, o país está sendo alvo de um grande ataque cibernético nesta quarta-feira, 22

Giovanna Gomes Publicado em 22/03/2023, às 09h20

A Polícia Postal italiana declarou, nesta quarta-feira, 22, que o país está sendo alvo de uma nova série de ataques cibernéticos perpetrados por um grupo de hackers russos conhecido como "noname057(16)". Dentre os alvos estão diversos portais ministeriais, a Câmara dos Deputados, sites de governos regionais, autoridades e agências do setor de transporte.

O grupo em questão afirmou em seu canal no Telegram que é responsável pelo ataque, e também divulgou informações de 20 militares ucranianos que foram treinados na Itália para utilizar o sistema antimíssil Samp-T, além de partes do discurso da premiê Giorgia Meloni no Parlamento na terça-feira.

De acordo com informações da agência de notícias ANSA, assim como nos ataques anteriores, o método utilizado é o DDoS (Distributed Denial of Service), que torna os sites inacessíveis devido a um grande volume de solicitações de acesso.

As autoridades relatam que os hackers ironizam a ação com a imagem de um urso saudando o símbolo da República Italiana e uma mensagem para o diretor da Agência Nacional de Segurança Cibernética, Bruno Frattasi: "Frattasi, estamos chegando".

Aumento dos ataques

Desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro do ano passado, a Itália tem registrado um aumento significativo de ataques cibernéticos. De acordo com dados da Polícia Postal, houve um aumento de 136% em comparação com o ano passado.

Preocupa que nessas últimas semanas estejamos observando mais um crescimento de alguns 'botnets' de criação recente e que podem ser usados por grupos pró-Rússia nos ataques. A concomitância desses eventos não pode ser subavaliada. Alguns 'botnets' estão crescendo em ritmo preocupante", declarou à fonte o especialista em cibersegurança, Pierluigi Paganini.

Segundo a agência, os "botnets" são grupos de máquinas comprometidas e sob controle de uma pessoa que pode utilizá-los com o objetivo de realizar atividades criminosas, como ataques DDoS.

Itália ataque russos hacker russo

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados