Grupo de amigas em reunião - Arquivo pessoal
Internacional

A inusitada história da mulher que fez 300 amigas em 6 semanas

Se sentindo sozinha enquanto se recuperava de uma doença, Laura Cooper fundou o Scunthorpe Lovely Ladies Group, para conhecer novas pessoas

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2024, às 16h30

Quando a "solitária" Laura Cooper publicou um post nas redes sociais pedindo amizade, ela não imaginava que a resposta mudaria sua vida.

A cuidadora de 42 anos, que havia se mudado para casa e estava se recuperando de uma doença, recebeu sua primeira resposta em uma hora – e elas continuaram chegando. No final daquela noite, no final de outubro, cerca de 100 mulheres entraram em contato com ela.

Cooper tem uma doença chamada distúrbio neurológico funcional, que afeta o sistema nervoso e a maneira como o cérebro envia sinais para o corpo.

"Se algo acontece comigo e há negatividade em minha vida, então é só 'boom', não estou bem. Meus olhos piscam e eu não consigo andar ou falar por cerca de três horas", explicou Laura à BBC.

Solidão

Após se mudar para outra cidade, a 45 km de distância, de Waltham para Scunthorpe, Cooper – que trabalha como auxiliar de enfermagem no NHS (sistema público de saúde britânico) e auxiliar de ensino – não estava vendo seus amigos com tanta frequência. Então, numa segunda-feira à noite, ela postou seu apelo por amigos.

Em uma hora, ela foi contatada por Sandra Ferguson. "Vi a postagem de Laura e pensei: era isso que eu estava procurando", disse Ferguson à rede britânica. As duas mulheres se deram bem de imediato.

"Se tivéssemos sido apenas Laura e eu, teríamos sido amigas para sempre, eu acho", disse ela. "Mas a Laura ficava me mandando mensagens, 'mais uma entrou, mais uma entrou', e daí tudo começou".

Jan Gardner, uma mulher de negócios que mora sozinha, também se juntou ao grupo. Ela comentou: "Eu fecho a porta às cinco ou seis horas da noite e não vejo ninguém até o dia seguinte. Então, isso me incentivou a arrumar meu cabelo, fazer minha maquiagem e aproveitar a vida novamente."

Alison Law, também do grupo, disse: "Eu moro sozinha e precisava sair de casa com mais frequência. Nos fins de semana e durante a semana, eu me sentava no sofá e era só isso."

Encontros

Os membros do grupo agora estão organizando reuniões regulares nas noites de quarta-feira, além de cafés da manhã, encontros durante o dia e refeições fora de casa.

Assim nasceu o Scunthorpe Lovely Ladies Group (Grupo das Mulheres Agradáveis de Scunthorpe), que agora conta com 300 membros. "Os números continuavam subindo e subindo e subindo", disse Laura. "Eu estava pensando 'uau', isso é real – não posso acreditar."

Em poucos dias, membros do grupo – que atraiu mulheres e meninas de 16 a 75 anos – se reuniram em um pub local.

Agora, elas realizam encontros regulares e organizaram uma festa de Natal com a presença de 70 pessoas. 

Inglaterra notícias amizade reunião Internacional solidão Laura Cooper

Leia também

Representa Cleópatra? descoberta polêmica divide opiniões


O comerciante de Curitiba que se revelou um propagador do nazismo


Por que esculturas nos EUA estão com olhos esbugalhados colados?


Inferno em La Palma: Entenda como a série caiu em polêmica na vida real


O valioso relógio de ouro relacionado ao Titanic leiloado por US$ 1,97 milhão


Quem é o assassino de JonBenet? Pai da vítima recebe carta misteriosa