Inscrição grega que pode ter sido construída sobre casa de São Pedro - Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong
São Pedro

Inscrição em basílica pode indicar vilarejo onde São Pedro nasceu

Inscrição pode revelar localização da Vila Betsaida, onde nasceram São Pedro, Santo André e São Filipe

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2022, às 14h27

Em um sítio de escavação de El-Araj, na costa norte do Mar da Galileia, em Israel, uma enorme inscrição em grego foi encontrada em uma basílica que data do Período Bizantino. Os escritos, por sua vez, podem revelar o suposto local de nascimento de algumas figuras bíblicas, como São Pedro, seu irmão Santo André e o apóstolo São Filipe: a vila de Betsaida.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta agora acreditam que a basílica seja a referida como 'Igreja dos Apóstolos', que foi construída sob a casa dos irmãos Pedro e André.

A constatação foi feita porque, após traduzirem a inscrição descoberta, descobriram a referência ao doador "Constantino, o servo de Cristo", acompanhado por um pedido de intercessão de São Pedro, "chefe e comandante dos apóstolos celestiais".

Escrito em grego completo, encontrado em basílica do Período Bizantino / Crédito: Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong

 

A descoberta

A inscrição em grego foi descoberta dentro de um medalhão redondo em um piso de mosaico floral na área onde os padres se preparam. Datado de mais de 1,5 mil anos, o achado foi feito por uma equipe de especialistas do Kinneret College — de Israel — e da Nyack College — dos Estados Unidos.

Essa descoberta é o nosso indicador mais forte de que Pedro tinha uma associação especial com a basílica, e que essa provavelmente foi dedicada a ele", explica o diretor acadêmico da escavação, Steven Notley.

O local em que a escavação foi realizada fica dentro da Reserva Natural de Betsaida — local em que a tradição cristã bizantina alegava ter nascido São Pedro, e não em Cafarnaum, como se pensava anteriormente em outras histórias do cristianismo, como informado pela Revista Galileu.

Arqueólogo limpando local onde foi feita descoberta de inscrições gregas / Crédito: Divulgação/Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs/Zachary Wong

 


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

curiosidades Igreja notícias arqueologia Bíblia apóstolos Santo André São Pedro São Filipe

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix