Vulcão Semeru em erupção na Indonésia - Divulgação/Youtube/TV Brasil
Ásia

Indonésia: erupção de vulcão deixa mortos e desaparecidos

Semeru causou um enorme rastro de destruição ao leste da ilha de Java

Isabela Barreiros Publicado em 07/12/2021, às 13h03

A erupção do vulcão Semeru, vem causando uma onda de destruição no leste da ilha de Java, Indonésia. As autoridades locais atualizaram o balanço geral dos estragos para 34 mortes e 17 pessoas desaparecidas nesta terça-feira, 7. Antes, o número era de 22 mortes.

A região foi coberta por cinzas da erupção do vulcão, que já obrigou cerca de 3.500 moradores a se deslocarem para outras áreas. No entanto, algumas pessoas permanecem na região e é solicitado que elas não cheguem a menos de cinco metros da cratera.

Mais de 10 localidades foram destruídas, incluindo milhares de casas, edifícios e 24 escolas, segundo o Centro de Assistência Humanitária para a Gestão de Desastres (AHA Centre) da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A região conta com ruas tomadas por cinzas e lama, que também preenchem casas até o telhado. Sobreviventes estão sendo procurados por equipes de resgate que contam com cães farejadores, como noticiou o UOL.

The eruption of Indonesia's Semeru volcano killed at least 14 people and injured dozens on the island of Java as rescue teams searched for victims under layers of ash https://t.co/570pCUIR2J pic.twitter.com/LyglIYd2St

— Reuters (@Reuters) December 5, 2021

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, falou sobre a tragédia e afirmou que o governo irá ajudar a população principalmente na questão de infraestrutura.

"Espero que, quando as coisas se acalmarem, consigamos recuperar a infraestrutura e pensar na possibilidade de retirar as casas de áreas consideradas perigosas", prometeu o político.
História Erupção vulcão mortes Indonésia notícia semeru

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha