Imagem poética de mãos se sobrepondo - Foto de sabinevanerb no Pixabay
Brasil

IBGE calcula expectativa de vida do brasileiro em 76,8 anos em 2020

Apesar da crise de mortalidade, a mais recente atualização revela um aumento de dois meses de expectativa para quem nasceu no último ano

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/11/2021, às 17h00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os números referentes a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer na manhã desta quinta-feira, 25, divulgando a estimativa no Diário Oficial da União; em 2020, a expectativa atingiu 76,8 anos, dois meses a mais em comparação ao ano anterior.

Apesar da atualização do dado, o levantamento não levou em conta o período de auge da pandemia no Brasil, tendo o dia 1° de julho de 2020 como referência para a média, deixando de lado os picos na média de morte no segundo semestre do ano.

No final daquele mês, o país contabilizava 85 mil mortes — bem menos do que as mais de 600 mil já registradas até o momento da publicação.

Porém, o órgão compreendeu que não cobriu o auge das mortalidades: “As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2020 advêm, pois, de uma projeção da mortalidade, sendo certo que esta não incorpora os efeitos da pandemia da doença por coronavírus - COVID-19, iniciada naquele ano e ainda em curso no Brasil e no mundo no ano de 2021”, escreveu no Diário.

O IBGE ainda concluiu que poderá garantir a exatidão de novas Tábuas de Mortalidade no ano que vem, quando realizarão o próximo Censo Demográfico, pautando também os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Brasil pandemia dados IBGE coronavírus covid-19 Mortalidade

Leia também

Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato