Torcedores de Hong Kong na partida entre Hong Kong e Irã - Getty Images
Mundo

Hong Kong: Torcedores são presos por ‘insultar’ hino chinês em jogo de futebol

Segundo as autoridades, os torcedores foram detidos, pois “viraram as costas para o campo e não ficaram de pé enquanto o hino nacional era tocado”

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 07/06/2024, às 15h50

A polícia informou que três pessoas foram presas por se recusarem a se levantar e virarem as costas durante a execução do hino nacional da China antes do jogo da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo em Hong Kong contra o Irã.

Antigamente, os torcedores de futebol em Hong Kong costumavam expressar seu descontentamento político vaiando o hino chinês, mas em 2020 o governo proibiu essa prática como parte de uma repressão mais ampla após grandes protestos democráticos na cidade.

Na quinta-feira, 6, no Estádio de Hong Kong, a polícia relatou que dois homens e uma mulher foram detidos, pois “viraram as costas para o campo e não ficaram de pé enquanto o hino nacional era tocado”.

“A polícia enfatizou que qualquer pessoa que insulte pública e intencionalmente o hino nacional de qualquer forma comete um crime”, afirmou a autoridade em um comunicado, conforme repercutido pelo jornal O Globo. 

Os três indivíduos que foram detidos tinham idades entre 18 e 31 anos. Em caso de condenação, eles enfrentam uma pena de até três anos de prisão e uma multa de HK$ 50.000 (aproximadamente R$ 33.833,653).

Outros detalhes

As chances de Hong Kong avançar para a próxima fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 já eram inexistentes quando eles foram derrotados pelo Irã por 4 a 2 nesta semana. Hong Kong, sendo uma região administrativa especial da China, compete sob seu próprio nome em diversos esportes internacionais, incluindo o futebol.

Durante a tumultuada década de 2010, em meio a questões políticas, a equipe de Hong Kong se tornou um símbolo de orgulho cívico e, muitas vezes, de descontentamento com o governo. Naquela época, o hino nacional chinês era frequentemente vaiado antes dos jogos de Hong Kong, indignando as autoridades locais e continentais.

Copa do Mundo Futebol China Hong Kong jogo Hino Nacional torcedores

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados