James Howells - Divulgação/ Youtube/ BBC News e Divulgação/ Pixabay/ EivindPedersen
Bitcoin

Homem que jogou fora milhões de dólares em bitcoins quer desenterrar aterro sanitário

Um engenheiro de computação da Grã-Bretanha está em uma jornada para tentar recuperar os milhões perdidos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 02/08/2022, às 13h00

Em 2013, James Howells, que é engenheiro de computação, estava limpando seu escritório e acabou descartando o disco rígido de um notebook que continha nada menos que 150 milhões de libras esterlinas em bitcoins dentro (ou o equivalente a cerca de 960 milhões de reais, na cotação atual). 

O acidente tem causado arrependimento ao homem desde então, que acredita que a peça tenha ido parar em um aterro sanitário da cidade de Newport, localizada no País de Gales. 

Para tentar recuperar o objeto, o profissional de 37 anos recentemente fez uma proposta curiosa ao conselho do local, segundo informações repercutidas pelo The Guardian.

Howells quer desenterrar o aterro, usando um equipamento movido a um algoritmo de inteligência artificial para filtrar o lixo à procura do disco rígido. Enquanto isso, a segurança do local seria garantida por cachorros-robôs. 

Independentemente do resultado de sua ambiciosa operação, porém, em que não é possível garantir que o objeto realmente será encontrado, o especialista em tecnologia promete limpar o terreno e construir uma usina de energia eólica na propriedade.

“Temos uma lista completa de incentivos, de bons casos que gostaríamos de fazer para a comunidade", afirmou, segundo apurado pelo veículo britânico. 

Gostaríamos de montar uma instalação de mineração de propriedade da comunidade que está usando essa eletricidade limpa para criar bitcoin para o povo de Newport", continuou o engenheiro de computação. 

A reação do conselho 

As autoridades da cidade, todavia, já recusaram um plano anterior de Howells, e não parecem que vão mudar de opinião a respeito do destino do aterro sanitário no futuro próximo. 

Temos deveres estatutários que devemos cumprir na gestão do aterro. Parte disso é gerenciar o risco ecológico para o local e a área mais ampla. As propostas de Howells representam um risco ecológico significativo que não podemos aceitar e, de fato, somos impedidos de considerar pelos termos de nossa licença”, afirmou o órgão através de um comunicado. 

+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

notícias inteligência artificial Bitcoin aterro sanitário Criptomoeda hardware

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados