- Reprodução DNW/BNPS
Império Romano

Homem encontra moeda de 2.000 anos estampada com o rosto do imperador romano Aleto que vale R$ 500 mil

O imperador foi um dos primeiros usurpadores romanos, homens que ascenderam ao poder com a força

Thiago Lincolins Publicado em 05/04/2019, às 12h19

Enquanto vasculhava a antiga estrada romana de Dover, no Reino Unido, um homem - que preferiu não revelar a sua identidade - fez uma descoberta inusitada. Com um detector de metais, ele encontrou uma moeda de 2.000 anos estampada com o rosto do Imperador Aleto, que comandou o Império da Britânia, província do Império Romano, de 293 até 296 d.C..

No fim do terceiro século, Roma estava em declínio e a Grã-Bretanha sofria ataques de piratas saxões. Foi quando Caráusio, um comandante da Classis Britannica se declarou imperador da Britânia e do norte da Gália. O governo de Caráusio durou sete anos. Até que seu assessor financeiro de longa data, Aleto, organizou o assassinato do líder em 293 d.C..

O novo imperador ficou conhecido como um dos primeiros usurpadores romanos - homens, sem poder legítimo, que ascenderam ao poder com a força. Três anos depois, a Britânica foi reconquistada pelo imperador romano Constâncio I e o comandante Júlio Asclepiodoto. 

A moeda 

A aparência da moeda de ouro 24 quilates, conhecida como Aureus, enganou o próprio responsável pela descoberta. “No começo eu estava bastante cético em relação à sua autenticidade, porque era tão brilhante, mas eu me apavorei quando percebi o que poderia ser”, afirmou em entrevista.

A moeda de ouro / Reprodução DNW/BNPS

Todavia, a autenticidade da relíquia foi comprovada pelo Museu Britânico e a moeda deverá ser leiloada por  £ 100.000 (cerca de R$ 502.341). Entretanto, o homem que encontrou a relíquia terá que dividir o valor com o proprietário do local.

“Quando foi autenticada pelo Museu Britânico, o especialista ficou tão animado quanto eu. Ele afirmou que foi uma das melhores descobertas que já viu”, finalizou.

História Reino Unido Moeda de ouro Império da Britânia Aleto detector de metal

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix