Imagem de apresentador no momento das desculpas - Divulgação/ Redes Sociais/ @BartStaszewski
Polônia

Histórico: Apresentador de TV polonês pede desculpas à população LGBT+

Canal de televisão estatal passou 8 anos representando a comunidade LGBT+ da Polônia como uma "ameaça", de forma que esse ato de conciliação foi muito valorizado

Redação Publicado em 14/02/2024, às 09h07

Na noite do último domingo, 11, o âncora de televisão Wojciech Szeląg, que apresenta o programa TVP Polonia, da emissora polonesa estatal (isso é, pertencente ao governo), teve uma ação surpreendente. 

Antes de dar início à programação do dia, o jornalista de 56 anos anunciou que precisava dizer algumas palavras, e então se desculpou com a população LGBT+ da Polônia pela maneira como o canal os tratou durante anos.

Naquele dia, ativistas pertencentes à comunidade foram convidados a fazer uma participação no programa, conforme repercutiu o The Guardian. 

Durante muitos anos, na Polônia, palavras vergonhosas foram dirigidas a numerosos indivíduos porque eles escolheram determinar por si próprios quem são e quem amam [...] As pessoas LGBT+ não são uma ideologia, mas sim pessoas; nomes, rostos, parentes e amigos específicos", disse Szeląg.

Se dirigindo aos convidados LGBT+, o âncora acrescentou: "Todas estas pessoas deveriam ouvir a palavra 'desculpa' em algum momento. É aqui que peço desculpas". 

Relato de um ativista 

Bart Staszewski, que é ativista da comunidade LGBT+ e também atua como cineasta, fez uma publicação a respeito do acontecimento em sua conta pessoal do X (antigo Twitter): 

"Hoje, pela primeira vez na televisão polaca, após 8 anos de governo de direita, os ativistas LGBT+ apareceram em transmissão ao vivo. Eu estava sentado lá e ouvi a voz trêmula do jornalista. Ele pediu desculpas depois de anos retratando pessoas LGBT como uma ameaça à nação polonesa no mesmo estúdio. Fiquei comovido. O pedido de desculpas é uma parte importante da reconciliação. Esta é a Polônia pela qual quero lutar... Obrigado...", publicou ele. 

Confira abaixo a postagem, que também compartilha um vídeo mostrando o significativo pedido de desculpas do apresentador: 

Today, first time in Polish TV, after 8 years of right-wing government, the LGBT+ activists appeared in live broadcast. I was seating there and heard journalist shaking voice. He made an apology after years of portraying LGBT-people a threat to Polish nation in the same studio.… pic.twitter.com/kOjzKrRHPf

— Bart Staszewski (@BartStaszewski) February 11, 2024
Mundo notícias Polônia emissora LGBT+ Apresentador de TV

Leia também

Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina