A obra “À procura deles: Quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil” apresenta grandes nomes nacionais, como Luiz Gama e Nilo Peçanha
Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 12/07/2021, às 13h32
Prevista para ser lançada este mês, pela editora Benvirá, a obra “À procura deles: Quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil”, da aclamada historiadora Mary del Priore, resgata a saga de pessoas que lutaram contra o racismo e marcaram a história nacional.
Diferente de outras obras sobre temáticas históricas, este livro apresenta a trajetória de negros brasileiros, desde o periodo colonial até o início do século 20, de forma inovadora. A partir de uma nova perspectiva, a autora resgata a história desses personagens históricos, não pela visão escravocrata, mas sim pela revolucionária.
No decorrer das páginas, os leitores irão se deparar com figuras que marcaram a história do Brasil, ao romper o preconceito e lutar contra as formas de opressão iminentes no país ao longo dos séculos.
Dentre os nomes citados por Mary del Priore estão: Francisco Paulo de Almeida, o barão e empresário que atuou durante o Segundo Reinado; Nilo Peçanha, o primeiro presidente negro do Brasil; Luiz Gama, o jornalista e advogado autodidata que lutou pela abolição da escravidão; Juliano Moreira, o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil; Henrique Dias o herói da Batalha de Guararapes; e Eduardo Ribeiro, o primeiro governador negro do Amazonas.
A partir de uma linguagem envolvente e esclarecedora, a autora presenteia os leitores com relatos marcantes e emocionantes de pessoas que marcaram a história do Brasil e revolucionaram de alguma maneira a sociedade.
“À procura deles: Quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil”, já encontra-se disponível em pré-venda na Amazon, em formato Kindle e capa comum.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro