- Crédito: Francisco Garrido, Museu Nacional de História Natural, Santiago, Chile
Civilizações

Crânios do Reinado de Terror do Império Inca são encontrados e revelam morte brutal

Pesquisadores descobriram que quatro pessoas tiveram suas cabeças e mandíbulas raspadas em uma demonstração de poder do expansionismo inca

Isabela Barreiros Publicado em 27/08/2019, às 16h00

Nas ruínas de Iglesia Colorada, no Chile, foi encontrado o que havia sido uma lixeira na época que a região era uma aldeia inca. Entre restos de comida e pedaços de cerâmica, arqueólogos descobriram quatro crânios. Não havia sepultura e os mortos não passaram por nenhum tipo de ritual, o que levou os especialistas a acreditarem que a descoberta fez parte de uma demonstração de violência pública.

Entre o final dos anos 1.400 e começo dos anos 1.500, a América Latina passou por momentos de tensão ao que o Império Inca estava expandindo seu território pelos Andes. Para que os moradores da vila aceitassem a dominação do Império, quatro pessoas — três mulheres jovens e uma criança — tiveram suas cabeças amarradas com cordas, esfoladas e expostas para que toda a aldeia pudesse ver.

Um dos crânios e os furos que foram feitos pelos incas / Crédito:  Francisco Garrido, Museu Nacional de História Natural, Santiago, Chile

 

Segundo Francisco Garrido, curador de arqueologia do Museu Nacional de História Natural, a violência não foi uma matança. Ele considera que os habitantes eram rebeldes e, pela região árida do Atacama, conheciam as formas de sobrevivência de um ambiente hostil.

História Chile Império Inca Crânio América Latina

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola