- Crédito: Reprodução
Arqueologia

Encontrado fóssil de papagaio canibal de um metro de altura, que viveu há 19 milhões de anos

Acredita-se que o Heracles inexpectatus, nome cientifico dado à ave, seja o maior papagaio de todos os tempos

Fabio Previdelli Publicado em 08/08/2019, às 14h00

Paleontólogos da Austrália e da Nova Zelândia descobriram o fóssil de um gigantesco papagaio canibal, de um metro de altura, que viveu há 19 milhões de anos na Nova Zelândia. A ave ganhou o nome científico de Heracles Inexpectatus, em referencia à sua força hercúlea, comparada ao do herói grego mítico Hércules — que o ajudava a abrir qualquer fonte de alimento e a rasgar outros pássaros em pedaços — e a natureza inesperada da descoberta.

Os pesquisadores acreditam que esta seja a maior espécie de papagaio de todos os tempos. O bicho rivaliza, em tamanho, com o famoso Dodô das Ilhas Mascarenhas e tem o dobro da altura do Kakapo neozelandês — o maior papagaio ainda vivo, mas que corre grandes ameaças de extinção.

A descoberta foi feita em um famoso sítio de fosseis em Central Otago, conhecido como Saint Bathans, um cemitério de animais pré-históricos do final do período Mioceno — entre 23 milhões e 5,3 milhões de anos atrás. O professor Trevor Worthy, paleontologista da Universidade Flinders em Adelaide, na Austrália, disse: “Temos escavado esses depósitos fósseis há 20 anos e todos os anos são reveladas novas aves e outros animais”.

Apesar de ter um metro de altura, o Heracles pesava somente 7 quilos. No entanto, o grande diferencial do animal era a força que ele tinha no bico. “Por enquanto o Heracles é uma das aves mais espetaculares que encontramos, sem dúvida há muitas outras espécies inesperadas a serem descobertas nesta região”, concluiu Worthy.

aves exploração Fósseis Paleontologia Papagaio Nova Zelândia Heracles Inexpectatus

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo