O escrito Graciliano Ramos - Biblioteca de São Paulo
Graciliano Ramos

Graciliano 2 em 1: 'Vidas Secas' e 'S. Bernardo' são unificados em nova edição

Obras que retratam o Nordeste brasileiro, escritas por um dos maiores nomes da literatura do país, ganham edição única pelo selo Temporalis

Fabio Previdelli Publicado em 27/03/2024, às 14h27

Alagoano de Quebrangulo, Graciliano Ramos é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Suas obras se tornaram essenciais para se compreender o Brasil, especialmente a região Nordeste. 

Agora, de forma inédita, dois de seus romances ganham uma edição única pelo selo Temporalis, da Citadel Grupo Editorial: 'Vidas Secas' e 'S. Bernardo'

+ Desigualdade, corrupção e crueldade: o cangaço de Lampião a partir da poética de Graciliano Ramos

As obras

Publicada pela primeira vez em 1938, 'Vidas Secas' é considerada a obra-prima do Velho Graça, como também era conhecido no meio literário. Este é um retrato intenso e desolador de uma família de retirantes nordestinos que enfrenta a fome, a sede, a opressão dos latifundiários e as injustiças sociais do Brasil rural. O autor expõe a luta pela sobrevivência em meio à seca e a exploração no sertão de Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorrinha Baleia.

+ Fome e insalubridade: a vida nos tristes campos de concentração da seca

O sertão nordestino também é o cenário em 'S. Bernardo', romance que completa 90 anos em 2024 e é marcado pelo realismo e pela introspecção do protagonista, Paulo Honório, um homem rude e determinado a ascender socialmente por meio da posse de terras.

No entanto, por trás dessa busca incessante por poder e sucesso material, ele esconde a solidão e a desilusão afetiva. Assim, o autor explora de forma profunda os desejos individuais, as contradições do ser humano e da própria sociedade.

A escrita concisa e direta do alagoano, que foi repórter de jornais no Rio de Janeiro e prefeito de Palmeira dos Índios (AL), intensifica a sensação de aridez, desesperança e amargura transmitidas pelos personagens. 

 

Esta edição 2 em 1 de 'Vidas Secas' e 'S. Bernardo' chega ao mercado literário não apenas para unificar as duas obras, mas para tornar a coleção de Graciliano Ramos mais acessível aos brasileiros.

Capa de Graciliano Ramos: "Vidas Secas" e "S. Bernardo" - Divulgação | Citadel Grupo Editorial - selo Temporalis

 

Literatura livro notícias Livros obra Graciliano Ramos Vidas Secas S. Bernardo

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'