Cantor Chico Buarque (2016) e governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (2019) - Getty Images e Wikimedia Commons
Brasil

Governador do RS deve pagar R$ 40 mil a Chico Buarque por danos morais

Em 2021, Eduardo Leite havia utilizado a imagem de Chico Buarque em uma propaganda política

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/02/2022, às 16h02

Em 4 de setembro do ano passado, 2021, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou em suas redes sociais um vídeo que continha o nome e imagens do cantor Chico Buarque. O post fazia parte de sua campanha política para conseguir a indicação do PSDB para a presidência da república.

Chamando Buarque e Sérgio Reis de “belezas musicais”, o vídeo afirmava que ambos eram talentosos mesmo com ideologias políticas opostas. No entanto, Leite não procurou por nenhum dos artistas na produção da publicação e Chico Buarque decidiu processar o político por uso indevido de seu nome e imagem.

O caso, que foi finalmente resolvido nesta segunda-feira, 21, resultou em uma indenização de 40 mil reais, que deve ser paga por Leite.

Como reportou o portal de notícias g1, o advogado de Buarque, João Tancredo expressou que foi uma decisão rapidamente feita, devido à lei ser explícita neste quesito.

A lei é clara quanto ao uso do nome e da imagem de qualquer pessoa em uma campanha publicitária, seja ela comercial ou política. A decisão é límpida nesse sentido. É uma pena ter que recorrer à Justiça para reparar um erro que poderia ser evitado por qualquer estagiário de publicidade", afirmou.

Mesmo que a defesa de Eduardo Leite tenha afirmado que Chico não havia entendido o vídeo, o processo foi necessário, na visão de Buarque, pois não permitiu a utilização de sua imagem ou qualquer aspecto de sua personalidade, especialmente em uma propaganda política, como informou Tancredo

A violação a direito da personalidade dá ensejo à obrigação de indenizar, sendo irrelevante apurar a ocorrência de eventual prejuízo, pois o dano moral está devidamente demonstrado no momento em que reconhecido o uso inconsentido da imagem [...] A publicação do material não autorizado pelo artista em campanha publicitária de política a qual não se alinha, leva à sua depreciação, causando-lhe dor e sofrimento, que, por óbvio, devem ser reparados", explicou.
vídeo processo Chico Buarque Eduardo Leite Sérgio Reis

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone