Joe Biden e Xi Jinping apertam as mãos durante encontro - Getty Images
EUA

General americano fala em guerra contra a China em 2025: 'Espero estar equivocado'

O chefe do Comando de Mobilidade Aérea pediu aos militares que se preparem para a guerra; saiba quais pontos foram levantados

Giovanna Gomes Publicado em 28/01/2023, às 09h26

Um general da Força Aérea dos Estados Unidos alertou militares do país para uma possível guerra com a China no ano de 2025. Segundo ele, o conflito ocorreria, muito provavelmente, por causa de Taiwan, democracia autônoma que tem território reivindicado por Pequim.

Em seu alerta, o general pediu aos comandantes que pressionem suas unidades para que se preparem para a guerra. As informações são da agência de notícias AFP.

Dissuadir ou derrotar a China

De acordo com a fonte, em memorando interno que foi divulgado pelas redes sociais o chefe do Comando de Mobilidade Aérea, general Mike Minihan, diz que as forças americanas devem ter como objetivo principal dissuadir "e, se necessário, derrotar" a China.

"Espero estar equivocado. Meu instinto diz que estaremos em combate em 2025", declarou Minihan, quem apontou que a eleição presidencial em Taiwan, que ocorre no próximo ano, dará a Xi Jinping um pretexto para uma agressão militar. Por outro lado, o governo dos Estados Unidos estará preocupado com sua própria disputa eleitoral pela Casa Branca. "A equipe de Xi, o motivo e a oportunidade estarão alinhados em 2025", disse o general. 

Segundo a AFP, a mensagem também pede aos oficiais do Comando de Mobilidade que sigam para o campo de tiro, "disparem um pente" em um alvo e "apontem para a cabeça". Um porta-voz do Pentágono confirmou à agência de notícias que o memorando foi de fato enviado por Minihan. 'Sim, é fato que ele enviou isso', escreveu, por e-mail.

guerra China EUA conflito general Forças Armadas Taiwan

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo