Oyen e as capivaras - Reprodução/Redes Sociais/Zoo Negara
Malásia

Gato adotado por capivaras se torna atração de zoológico na Malásia

A amizade inesperada entre o felino e as roedoras se tornou atração no zoológico nacional da Malásia; saiba mais!

Fabio Previdelli Publicado em 21/08/2023, às 12h47 - Atualizado às 13h06

Durante o pico da pandemia da Covid-19, um gato laranja desamparado entrou no Zoo Negara, o zoológico nacional da Malásia, e começou a viver entre um rebanho de capivaras. Não há certeza de quando o felino se mudou, mas sem dúvida alguma ele chegou para ficar.

+ Tinha roupa a mamadeira: A curiosa história da capivara Jorge

Conforme relatado pela Insider nos últimos dias, o gato, que ganhou o nome de Oyen, se tornou um morador permanente do zoo. Ele ficou tão popular que, segundo o vice-presidente do zoológico, Rosly Rahmat Ahmat Lana, "95% dos visitantes estão aqui apenas para ver Oyen".

Os funcionários acreditam que o felino foi abandonado nas proximidades do zoo durante o auge da pandemia da Covid-19 no país, visto que as restrições exigiam que as pessoas passassem mais tempo em suas casas — o que contribuiu com a queda substancial na receita do parque.

Oyen e as capivaras/ Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Zoo Negara

 

Mas conforme relata o The Star, Oyen se tornou uma 'galinha dos ovos de ouro', já que os visitantes passaram a se aglomerar para vê-lo no mesmo espaço dedicado às capivaras.

Quando o descobrimos, vimos que ele era muito amigo das capivaras. Ele comia com elas", disse o tratador Mohd Taufik Yazidbustami. "Naquela época, a gente também alimentava as capivaras com pão, que o gato comia."

Amizade fora dos padrões

Apesar de ser estranho pensar em uma amizade entre o maior roedor do mundo e um felino, a vivência entre as espécies sempre aconteceu de forma pacífica. "O gato está muito feliz", disse Rosly.

Aí, de repente, o público percebeu que ele come junto com as capivaras, que é algo especial. Oyen se tornou tão popular", continuou.

A amizade inusitada entre o gato e as capivaras se tornou viral nas redes sociais, onde Oyen aparece em diversos vídeos interagindo com as roedoras gigantes. As capivaras, conforme aponta o All That Interesting, são animais altamente sociáveis.

Enquanto isso, os gatos laranja, como Oyen, também são considerados extremamente amigáveis e fofos — embora um pouco carentes de inteligência. Em junho deste ano, funcionários do zoo renomearam o recinto das capivaras para "Capivaras & Oyen".

Mas nem todos que visitam o Zoo Negara sabem da presença de Oyen, que se tornou uma surpresa agradável para os turistas. "Não sabíamos disso, mas é muito adorável", disse Seth Deister, de Seattle, ao The Star. "Estamos aqui para ver as capivaras e o gato é só um bônus. Eles devem ser muito legais de se conviver, senão o gato vai fugir, né?".

Embora amistoso com as capivaras, Oyen nem sempre foi caloroso com os humanos. Agora, porém, ele já se sente confortável o suficiente para deixar que os profissionais do zoo monitorem sua saúde com mais cuidado.

A expectativa é que, num futuro, Oyen ganhe uma parceira para que os dois possam acasalar e estabelecer uma linhagem de gatos criados junto de capivaras.

Mundo notícias amizade gato Malásia Zoológico capivara Oyen

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone