Imagem de Joenia Wapichana, nova presidente da Funai - Reprodução / Vídeo
Funai

Funai altera nome e adota 'povos indígenas'

A Funai retirou de seu nome a expressão 'índio', após a posse de Lula

Redação Publicado em 02/01/2023, às 16h10

A Funai, fundada em 1967 com o nome de Fundação Nacional do Índio, teve seu nome alterado para Fundação Nacional dos Povos Indígenas, atendendo a um pedido da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

A alteração ocorreu hoje, dia da posse da nova presidente da Funai, Joenia Wapichana, primeira indígena a comandar o órgão, como repercutido pelo UOL. Essa mudança estava como uma das sugestões do relatório do grupo de transição. 

Mudança de nome

A Funai teve seu nome alterado porque a expressão "índio" — que ganhou força no século 16 — não é usada para definir uma pessoa de etnia indígena, já que essa palavra carrega preconceitos, além de omitir a diversidade dos povos.

Em entrevista à BBC, o doutor em Educação pela USP e pós-doutor em linguística pela Universidade de São Carlos, Daniel Munduruku, explicou que a palavra indígena "quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros".

Em abril deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro, vetou um projeto que pretendia mudar o nome "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas". 

A palavra índio perdeu o seu sentido. É uma palavra que só desqualifica, remonta a preconceitos. É uma palavra genérica. Esse generalismo esconde toda a diversidade, riqueza, humanidade dos povos indígenas", disse Daniel Munduruku
Dia do Índio Povos Indígenas Indígenas notícias mudança FUNAI Joenia Wapichana

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha