Inelegível para cargos públicos por cinco anos, Le Pen ainda foi condenada a pagar multa de 100 mil euros e a cumprir quatro anos de prisão
Giovanna Gomes Publicado em 31/03/2025, às 08h54
A líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen foi condenada por fraude pela Justiça, que a declarou inelegível para cargos públicos por cinco anos. A decisão impede que ela concorra à presidência da França em 2027.
Nesta segunda-feira, 31, o tribunal de Paris considerou Le Pen culpada por uso indevido de recursos do Parlamento Europeu durante seu mandato como eurodeputada. Além da inelegibilidade, ela foi condenada a pagar uma multa de 100 mil euros e a cumprir quatro anos de prisão, sendo dois em regime fechado com tornozeleira eletrônica e dois em suspensão. A desqualificação para ocupar cargos públicos tem aplicação imediata, mesmo que haja recurso.
De acordo com o portal DW, Le Pen, de 56 anos, foi julgada ao lado de outros oito membros ou ex-membros de seu partido que também atuaram como eurodeputados. Durante a leitura da sentença, sentada na primeira fila do tribunal de Paris, a líder da ultradireita não esboçou qualquer reação.
O tribunal estimou que o esquema causou um prejuízo de 2,9 milhões de euros ao Parlamento Europeu, desviando recursos para pagar "pessoas que, na realidade, trabalhavam para o partido".
Os promotores haviam pedido uma pena de cinco anos de prisão e inelegibilidade imediata por igual período, mesmo em caso de apelação, invocando a "execução provisória".
A condenação compromete as pretensões políticas de Le Pen para as eleições presidenciais de 2027. Embora possa manter sua cadeira parlamentar até o final do mandato, ela corre o risco de perdê-la se o presidente Emmanuel Macron convocar eleições legislativas antecipadas, como fez em 2024, devido à falta de uma maioria parlamentar.
Le Pen era considerada uma das favoritas para a próxima corrida presidencial, na qual Macron, de centro-direita, estará impedido de participar. Outros 12 assistentes julgados no mesmo caso também foram considerados culpados por manipulação de bens obtidos de maneira ilegal.
Afinal, quantas horas terrestres dura um dia em Urano?
Altar de sacrifícios na Guatemala sugere conexão entre os maias e outras culturas
Após sucesso, produtora de Brad Pitt negocia nova temporada de 'Adolescência'
Titanic: Engenheiros continuaram trabalhando apesar do naufrágio, revela varredura
Pinguim 'desastrado' causa acidente de helicóptero na África do Sul
Monges medievais encadernavam livros com pele de foca, revela estudo