Imagem ilustrativa - Imagem de Tumisu por Pixabay
Ministro

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro

Político acusado de violência sexual por três mulheres foi ministro em 2022 durante a presidência de Emmanuel Macron

Giovanna Gomes Publicado em 17/05/2024, às 07h36

A Justiça francesa indiciou nesta quinta-feira, 16, o ex-ministro Damien Abad, acusado de violência sexual por três mulheres, em Paris, pela suposta tentativa de estupro de uma delas em 2010, conforme informou uma fonte próxima ao caso à AFP.

O político, que tem 44 anos e foi ministro em 2022 durante a presidência de Emmanuel Macron, foi declarado "testemunha assistida" nos outros dois casos. No sistema francês, o termo é reservado para suspeitos que não reúnem condições para serem formalmente acusados.

Abad, que nega as acusações alegou, em comunicado enviado à AFP, que "um exame médico realizado por um especialista" para detectar artrogripose, uma doença rara que ele possui, "demonstra claramente que sua deficiência o coloca na impossibilidade física de cometer os atos pelos quais foi injustamente acusado".

O advogado da denunciante, Mario Stasi, no entanto, afirma que as acusações são "coerentes e corroboradas por testemunhas concordantes".

Testemunhos

O caso veio a conhecimento público em 2022, por meio de uma reportagem no site Mediapart, que incluía os testemunhos de duas mulheres acusando Abad de estupro em 2010 e 2011. Essas revelações levaram uma terceira mulher a denunciar que o deputado tentou violentá-la em uma festa organizada por ele em sua residência em Paris, em 2010, caso pelo qual ele acabou sendo indiciado.

Nomeado ministro da Solidariedade, Autonomia e Pessoas com Deficiência em maio de 2022, Abad teve de deixar o governo pouco depois, quando surgiram as acusações.

França mulheres abuso sexual Estupro Ministro

Leia também

Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo