Cena da novela 'Travessia' (2022) - Reprodução/Vídeo
'Travessia'

Família de mulher que foi linchada e inspirou novela relembra o crime

'Travessia', nova novela da TV Globo, é inspirada em caso real de fake news que resultou em morte

Redação Publicado em 10/10/2022, às 12h11 - Atualizado em 16/10/2022, às 16h00

Com estreia nesta segunda-feira, 10, a novela 'Travessia', da TV Globo, é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias.

Com roteiro de Gloria Perez, o folhetim conta a história principal de Brisa, personagem de Lucy Alves, que se torna alvo de linchamento após uma fake news repercutir com sua imagem. 

A história é baseada em um crime real que aconteceu no ano de 2014 no Guarujá, em SP. Fabiane Maria de Jesus foi injustamente associada a uma sequestradora de bebês e torturada até a morte por uma multidão. 

Fake news

Os boatos passaram a circular online uma semana antes do crime. Os posts do Facebook mostravam um retrato falado que passou a ser associado a Fabiane, todavia, se relacionavam com um crime que aconteceu dois anos antes no Rio de Janeiro. 

Com os vídeos que circularam na internet, a polícia foi capaz de identificar os principais nomes envolvidos nas agressões. Como consequência, cinco pessoas passaram pelo julgamento e estão detidas.

Já aqueles que divulgaram a fake news em si não foram responsabilizadas. O linchamento, inclusive, fez com fosse criado um projeto de lei com o objetivo de tipificar a repercussão de fake news. No Congresso Nacional, ainda espera votação. 

Com a estreia da novela, o Fantástico, da TV Globo, conversou com a família de Fabiane. A filha da vítima, Yasmin, fez um paralelo com o caso real e o fictício tratado na novela de Gloria Perez. 

Só espero, sinceramente, que o final dessa personagem seja diferente da minha mãe, que ela consiga fazer justiça, ela consiga ter um final feliz junto com a família dela, né?”, afirmou ela. 

Após o crime, os familiares de Fabiane processaram o Facebook e pedem uma indenização avaliada em R$ 36 milhões, todavia, perderam o caso nas duas primeiras instâncias. Agora, o episódio aguarda o julgamento no STF. 

Procurado pelo programa, o Facebook disse que atua para garantir a segurança da comunidade. Também foi enfatizado o aperfeiçoamento de políticas e desenvolvimento de tecnologia que poderá remover o conteúdo que violar regras. O caso da família de Fabiane não foi mencionado. 

novela emissora produção Nacional TV Globo folhetim 'Travessia'

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'