Sismógrafo, aparelho que registra abalos sísmicos, em funcionamento - Divulgação/YouTube/Seeker
Terremoto

Extremo norte registra maior terremoto do Brasil desde 1955

O evento sísmico ocorreu no Acre, na noite desta terça-feira, 7

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 09/06/2022, às 15h47

Nesta semana foi registrado no Acre, estado do norte do Brasil, um forte terremoto que chegou a alcançar a marca de 6,5 graus na escala Richter. O abalo sísmico ocorreu por volta de 21h55 (horário de Brasília), e se tornou o segundo mais forte já registrado no Brasil — tendo sido o primeiro ocorrido na Serra do Tombador, no Mato Grosso, em 1955.

O epicentro do terremoto se deu a mais de 100km das cidades de Tarauacá e Feijó, na fronteira com o Peru e, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM), a uma profundidade de 616 km. Por conta da distância, não houveram danos no solo e a população dos arredores sequer o sentiu.

Um segundo e mais fraco tremor veio em sequência, às 22h53, chamado de "réplica", com uma magnitude de 4,8 na escala Richter e a 603 km de profundidade. O tremor ocorreu por conta da interação da Placa Tectônica Sul-Americana com a Placa de Nazca. Eventos semelhantes ocorrem frequentemente no Peru, na Bolívia e no Chile.

Acabou de acontecer, o segundo maior terremoto da história do Brasil, lá no Acre, magnitude 6.5!!!! Vídeo já está saindo do forno!!! pic.twitter.com/zoAbc5Old8

— Sacani (Space Today) (@SpaceToday1) June 8, 2022

Escala Richter

A escala Richter foi criada pelo sismólogo Charles F. Richter com o objetivo de medir a magnitude dos terremotos, começa no zero e, teoricamente, é infinita. No entanto, até hoje nunca foi registrado sequer um terremoto de grau 10.

Sua medida é logarítmica, ou seja, um tremor de magnitude 5, por exemplo, é dez vezes mais forte que um de magnitude 4, e assim segue. O terremoto mais forte já registrado no Brasil atingiu 6,6 graus na escala Richter, e o mais forte do mundo, registrado no Chile, atingiu uma magnitude de grau 9,5.

 

ciência notícias terremoto Acre Geografia geologia tremor sismógrafo escala richter abalo sísmico

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha