Exposição sobre influência de línguas africanas no Brasil - Foto: Guilherme Sai
São Paulo

Exposição sobre influência de línguas africanas no Brasil chega a São Paulo

Mostra sobre a influência de línguas africanas no Brasil foi inaugurada na última sexta-feira, 24, no Museu da Língua Portuguesa

Gabriel Marin de Oliveira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 25/05/2024, às 08h22

O Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, abriu na última sexta-feira, 24, a exposição temporária “Línguas africanas que fazem o Brasil”, com curadoria do músico e filósofo Tinganá Santana. A mostra, que estará disponível até janeiro de 2025, explora a influência de línguas africanas como iorubá, eve-fon e as do grupo bantu no português falado no Brasil. Essa influência se manifesta na entonação, no vocabulário, na pronúncia e até na construção do pensamento.

A exposição revela essa presença nas diversas manifestações culturais, incluindo a música, arquitetura, festas populares e rituais religiosos. Ao entrar na mostra, os visitantes serão recebidos por 15 palavras de origem africana, impressas em estruturas ovais de madeira suspensas na sala.

Contribuição de artistas

Outro destaque é a obra do artista plástico J. Cunha, que exibe um tecido estampado com a frase “Civilizações Bantu”. Este tecido vestiu o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, durante o Carnaval de 1996. Além disso, cerca de 20 mil búzios, usados em práticas divinatórias da tradição afro-brasileira para conectar o mundo físico ao espiritual, estarão suspensos no espaço.

A exposição também inclui duas videoinstalações da artista Aline Motta. Em “Corpo Celeste II”, Aline potencializa as formas milenares das grafias centro-africanas, especialmente do povo bakongo. Já em “Corpo Celeste V”, quatro provérbios em qucongo, umbundo, iorubá e quimbundo, traduzidos para o português, serão projetados em movimento nas paredes, dialogando com “Corpo Celeste III”.

Canções populares no Brasil, como “Escravos de Jó” e “Abre a roda, tindolelê”, que resultam da integração entre línguas africanas e o português, também serão apresentadas. Além disso, segundo apurou a CNN, outras formas de expressão não-verbal, como cabelos trançados e turbantes, estarão em destaque.

Brasil São Paulo notícias cultura Museu da Língua Portuguesa Línguas africanas

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'