Bruno Dey, de 93 anos (atrás do livro) e seu advogado - Divulgação/Youtube/Times
Alemanha

Ex-guarda da SS é condenado por mais de 5 mil mortes na Segunda Guerra

Um tribunal alemão sentenciou Bruno Dey, de 93 anos, por ser cúmplice em múltiplos extermínios em nome do Terceiro Reich

Vanessa Centamori Publicado em 24/07/2020, às 11h39

Nesta última quinta-feira, 23, o tribunal alemão de Hamburgo sentenciou o ex-guarda  nazista, Bruno Dey, de 93 anos, por ser cúmplice em 5.232 mortes, enquanto servia para o Terceiro Reich aos 17 anos de idade. 

Dey trabalhava no campo de extermínio de Stutthof, perto de Gdansk, na Polônia. No local morreram pelo menos 100 mil prisioneiros, a maioria judeus. Por seus crimes, o ex-guarda nazista terá que cumprir 2 anos de prisão, sob liberdade condicional.

Bruno Dey operou entre gosto de 1944 e abril de 1945 e admitiu que conhecia na época o plano do Terceiro Reich de exterminar os judeus. O caso dele pode ser possivelmente o último julgamento referente ao nazismo, uma vez que grande parte das testemunhas e acusados hoje em dia são de idade avançada. 

Na última segunda-feira, durante uma audiência prévia anterior à sentença, Dey pediu perdão "a todas as pessoas que passaram por esse inferno", referindo-se aos familiares e descendentes do holocausto. Ele também afirmou que não era voluntário, mas recrutado pela SS para servir no campo de extermínio. Durante décadas, o ex-guarda teve uma vida normal na Alemanha, sem entraves com a Justiça. 

Segunda Guerra Mundial Holocausto SS notícia condenação nazista Tribunal

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados