Imagem meramente ilustrativa de plástico jogado em praia - Divulgação/ Freepik/ jcomp
Microplástico

Estudo encontra microplástico dentro de artérias importantes de pessoas

Novo artigo científico descobriu evidências de microplástico no interior das artérias de mais da metade dos indivíduos que analisou

Redação Publicado em 12/03/2024, às 13h17

O periódico científico New England Journal of Medicine publicou neste início de março um relevante estudo que buscou por evidências de microplástico no interior do organismo de pessoas. 

A pesquisa, que incluiu mais de 200 participantes, encontrou os fragmentos de lixo no interior de artérias importantes de 60% dos indivíduos que analisou. Além disso, os cientistas descobriram que aqueles que sofriam essa contaminação por microplásticos possivelmente tinham mais chances de sofrer derrames e ataques cardíacos. 

É necessário que se realizem mais análises nesta área, porém, para que maiores conclusões sejam alcançadas. Em entrevista à Nature, Robert Brook, um médico que não esteve envolvido com o estudo, comentou a iniciativa:

Este é um ensaio histórico. Esta será a plataforma de lançamento para novos estudos em todo o mundo para corroborar, ampliar e aprofundar o grau de risco que os micro e nanoplásticos representam". 

Mais detalhes 

Os achados da equipe responsável pelo estudo encontraram principalmente microplásticos formados por polietileno no organismo dos participantes. O polietileno, vale mencionar, é o plástico mais usado ao redor do mundo, aparecendo em embalagens de alimentos e em sacolas, por exemplo. 

+ Confira a pesquisa na íntegra neste link. 

notícias saúde Corpo Humano microplástico

Leia também

Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato