Maguila, estrela do box - Reprodução/Vídeo/Youtube
Maguila

Estrela do boxe, Maguila falece aos 63 anos

Boxeador brasileiro Adílson "Maguila" Rodrigues, ícone do esporte nacional, faleceu nesta quinta-feira 24, aos 66 anos

Redação Publicado em 24/10/2024, às 16h11 - Atualizado às 16h39

O boxeador brasileiro Adílson "Maguila" Rodrigues, figura emblemática do esporte nacional, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos.

A causa da morte foi atribuída à encefalopatia traumática crônica (ETC), condição neurodegenerativa que afeta muitos ex-boxeadores devido aos repetidos impactos na cabeça. A informação foi divulgada por sua esposa, Irani Pinheiro, durante uma entrevista ao programa Balanço Geral, da Record.

Maguila passou os últimos sete anos de sua vida em uma clínica especializada na cidade de Itu, no interior paulista. Durante esse período, ele lidou com a chamada "demência pugilística", um tipo de doença incurável que tem origem nos múltiplos traumas cranianos sofridos ao longo de sua extensa carreira no boxe, que durou duas décadas.

A carreira de Maguila foi marcada por números impressionantes: entre 1983 e 2000, ele participou de 85 lutas profissionais, conquistando 77 vitórias – das quais 61 foram por nocaute –, sete derrotas e um empate técnico. Ele enfrentou adversários renomados como Evander Holyfield e George Foreman.

Nascido em 11 de julho de 1958, em Aracaju, Maguila deixa um legado notável no boxe brasileiro e mundial. Além da esposa Irani, ele deixa três filhos: Adílson, Adenílson e Edmilson. Sua trajetória é lembrada pelo espírito combativo e pela contribuição ao esporte nacional.

esporte doença tratamento box estrela Cuidado Maguila

Leia também

'Ele voltará a matar': Diz promotor do caso 'Maníaco do Parque'


Os irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda o que foi decidido


Irmãos Menendez: Promotores recomendam redução de sentença para Lyle e Erik


Psicopatia e 'cegueira emocional': Entenda o que é alexitimia


Trump é fascista? Historiador norte-americano responde


Em caso chocante, bebê sobrevive à queda de 27 metros no ventre da mãe