O cachorro Wilson, que auxiliou nas buscas das crianças - Reprodução/ Redes Sociais / Twitter Forças Armadas da Colômbia
Colômbia

A estratégia do exército para encontrar o cão Wilson na Colômbia

O cachorro Wilson foi de extrema ajuda para encontrar as crianças desaparecidas em floresta

Redação Publicado em 15/06/2023, às 15h07

O exército colombiano adotou uma estratégia tradicional para encontrar o cachorro Wilson, o pastor belga que desapareceu na floresta amazônica durante as operações de resgate de quatro crianças perdidas. Para atrair o animal, foram disponibilizadas cadelas que estão no período de acasalamento.

O General Pedro Sánchez, comandante da Força Especial do Exército, em entrevista à rádio RCN, disse: "Começaram a deixar-lhe comida em locais específicos e levaram-lhe uma cadela no cio para o atrair com o seu cheiro".

O resgate do animal é parte essencial da Operação Esperança, que consiste na busca pelas crianças que se perderam na selva após a queda do avião em que estavam, mas Wilson também se perdeu durante a operação.

O general informou que as tropas continuam na selva, agora na "fase 2" da operação, com o objetivo principal de localizar o cão. O Exército está empenhado na busca, como demonstrado pela hashtag "Vamos por Wilson" em várias postagens da corporação nas redes sociais, acompanhadas por fotos e vídeos do cão, bem como mensagens de apoio e esperança.

Por enquanto, toda a operação está focada na busca de Wilson, porque um comando nunca fica para trás", disse Sánchez.

O resgate na Colômbia

As quatro crianças — Lesly Jacobombaire Mucutuy, 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, 9 anos, Tien Ranoque Mucutuy, 4 anos, e o bebê Cristin Ranoque Mucutuy, de 11 meses — estavam a bordo de um avião monomotor Cessna 206, que caiu na selva amazônica em 1º de maio, devido a uma aparente falha no motor.

Três adultos também estavam a bordo — a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto do avião, Hernando Murcia Morales, e o líder indígena Yarupari, Herman Mendoza Hernández — que faleceram no acidente. 

As crianças resgatadas na selva amazônica na Colômbia entregaram desenhos aos oficiais do exército colombiano retratando o cão Wilson, evidenciando que o pastor belga encontrou as crianças antes de se perder na floresta, segundo a CNN Brasil.

Crianças Colômbia cadela resgate cachorro Estratégia Wilson cio

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone